Já está aberta a segunda fase do programa Vale Eficiência, que pretende entregar, até ao ano de 2025, 100 mil vales a famílias que sejam economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.
É sabido que as habitações mais antigas carecem de qualidade e conforto térmico adequados. No inverno, tornam-se frias, enquanto no verão, apresentam um desconforto pelo excesso de calor. O governo tem direcionado fundos da União Europeia (UE), destinados a ajudar famílias com recursos financeiros limitados, proporcionando-lhes financiamento adicional para a realização de melhorias nas habitações.
O beneficiário deste apoio poderá receber um máximo de três Vales Eficiência, no valor máximo de 3.900 euros, “sendo-lhe atribuído um Facilitador Técnico que apoiará o processo”, de acordo com o Governo.
A quem se destina o Vale Eficiência?
“O programa é dirigido a beneficiários da tarifa social de energia elétrica ou que pertençam a um agregado familiar em que pelo menos um dos membros seja beneficiário de uma seguintes prestações: complemento solidário para idosos; rendimento social de inserção; pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez; complemento da prestação social para a inclusão; pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego”, refere o Executivo, citado pelo Notícias ao Minuto.
Como pedir este apoio?
Os interessados têm a possibilidade de submeter candidaturas ao Vale Eficiência, podendo fazê-lo num dos balcões das Juntas de Freguesia aderentes ou diretamente através da plataforma do Fundo Ambiental.
No caso de candidatura online, o pedido deve ser realizado ao preencher este formulário. Para obter informações detalhadas sobre o Vale Eficiência, é possível consultar o regulamento disponível para acesso AQUI.
Leia também: Descubra o botão no carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível