O Natal de 2021 “chamou” os consumidores às lojas, mas nem todos saíram de casa. Tanto as compras físicas como as online aumentaram no último mês do ano passado, segundo a SIBS (empresa gestora da rede Multibanco). O aumento foi de 26% comparando com o ano 2020 e de 19% face a 2019, ou seja, antes da crise instalada pela pandemia covid-19.
O maior aumento registado foi nas compras online: na sua análise, a SIBS afirma que “o comércio ‘online’ tem ganho um peso assinalável no total das compras realizadas pelos portugueses, a representar no último mês de dezembro 14% do total de compras, quando em dezembro de 2019 esse peso era de apenas 9%”.
Só as compras online aumentaram 86% quando comparadas com o ano de 2019, mas o aumento face a 2020 ainda é de 31%.
Segundo a mesma fonte, os dias antes do Natal foram os de maior consumo, sendo que o dia 23 ficou marcado pelo maior número de compras físicas na rede Multibanco em 2021, “quase duplicando o número total de compras quando comparado com um dia regular do ano em Portugal”.
No dia 24 alcançou-se um “recorde absoluto na rede Multibanco”, segundo a SIBS. Às 12:26 (hora de Lisboa) foram efetuadas 346 transações por minuto, tendo em conta compras físicas, online e levantamentos.
Fora de Portugal o número de compras físicas em dezembro quase duplicou face a 2020 e cresceu 13% quando comparado com 2019. Quanto ao número de compras em Portugal com cartões estrangeiros “ainda está longe dos valores de há dois anos, com menos 74% de compras”. Ainda assim, mais 114% face a 2020.
As compras foram muitas, resta saber quais foram. Comparando com os restantes meses do ano, os setores que registaram um maior aumento em número foram de jogos, brinquedos e puericultura, decoração e artigos para o lar, moda e acessórios, perfumaria e cosmética e ainda tecnologia.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL