Se tem sentido esta dificuldade, nós ajudamos. Seguem-se algumas dicas que o vão ajudar a escolher o seu próximo destino de férias.
Dicas para escolher o seu próximo destino de férias
1. Saiba quanto pode gastar
O primeiro passo é saber quanto dinheiro pode gastar na sua viagem. Se não tiver muito dinheiro disponível, existe forma de pagar a sua viagem a prestações?
Ao ter um orçamento bem definido, conseguirá excluir vários destinos de férias em que o investimento é maior. E, em simultâneo, conseguirá saber quanto precisa para tornar a sua viagem real, o que irá ajudá-lo a tomar escolhas mais conscientes sobre hospedagem, alimentação, entre outros.
E se quiser ir para um destino onde precise de um orçamento maior? Nesse caso opte por um destino mais barato agora e comece a poupar para o seu destino de sonho.
2. Quantos dias pode passar a viajar?
As suas férias são de quantos dias? Ou, caso tenha a possibilidade de trabalhar remotamente, quantos dias quer passar a viajar?
Se as suas férias são de poucos dias, o melhor é escolher um destino de férias próximo à sua residência para não perder muito tempo em viagens. Pelo contrário, se tiver algum tempo disponível, o mundo inteiro está à sua espera.
Defina quantos dias tem à disposição, pois juntando isso ao orçamento disponível, já dá para excluir vários destinos de férias e colocar outros na mesa.
3. Pesquise qual a documentação necessária para entrar no país
Tem uma lista de países que gostaria de visitar? Boa! Se não tem, tire um momento para a criar.
Com essa lista em mãos, faça uma pesquisa pela documentação necessária para entrar no país.
Com a ferramenta da iVisa pode encontrar informações sobre vistos turísticos para entrar em todos os países do mundo. E, o melhor, a empresa pode tratar de todo o processo de obtenção de vistos turísticos e outros documentos necessários para não perder tempo com formulários confusos e outras burocracias.
Feita a pesquisa, conseguirá excluir vários destinos turísticos da sua lista, pelo menos por enquanto.
4. Estude as opções de hospedagem disponíveis no país
A sua lista está um pouco menor depois do passo anterior, mas chegou o momento de realmente começar a excluir opções até obter o seu próximo destino de férias.
Faça uma pesquisa pelas opções de hospedagem disponíveis nos países que quer visitar. Qual o preço médio para o número de dias que pretende estar em viagem? Existem opções mais baratas, como hostels? Pode ficar em casa de algum amigo?
Após este passo, acreditamos que a sua lista de possíveis destinos esteja mais pequena. Boa! Estamos num bom caminho.
5. Tenha um roteiro
Neste ponto, acreditamos que a sua lista esteja resumida a poucos países. Caso esteja, faça uma pesquisa pelas principais atrações turísticas do país ou atividades que gostaria de fazer e o custo associado a essas atividades.
Quanto custa a entrada nos museus? Aquele restaurante muito conhecido no país tem um preço acessível? E aquela excursão que tanto quer fazer, quanto custa? Anote todos os preços associados às atividades.
Além do custo das atividades, estude também as necessidades de transporte entre atividades e atrações e o preço associado. É possível ir de autocarro entre os diferentes pontos turísticos? Precisa alugar um carro? Será necessário viajar de Uber, Táxi ou outro disponível no país de destino?
Posto isto, terá uma ideia mais exata de quanto irá gastar na sua viagem e conseguirá excluir todas as opções que estiverem acima do seu orçamento.
6. Faça pesquisas para poupar alguns euros
Por último, tire algum tempo para estudar alternativas mais baratas e que o ajudem a poupar alguns euros.
Por exemplo, existe algum desconto de família no museu que pretende visitar? Ou talvez o hotel ou hostel tenha algum desconto especial em determinada data, ou se fizer a reserva com mais antecedência.
Já fez uma comparação de preços para a viagem aérea? Por vezes, se viajar noutro dia pode poupar centenas de euros.
Concluindo esta etapa, talvez encontre o seu destino ideal, consoante as suas necessidades do momento. Caso lhe sobre mais do que um destino na lista, opte por aquele que mais lhe agrada. E, claro, guarde as restantes opções para as próximas viagens.
Só nos resta desejar-lhe boas viagens por Portugal e pelo mundo inteiro.