A Assembleia Municipal de São Brás de Alportel aprovou o orçamento camarário para este ano no valor global de 18,8 milhões de euros, um aumento de mais de cinco milhões em relação a 2022, anunciou esta segunda-feira o município.
O orçamento apresentado pelo executivo do PS, liderado por Vítor Guerreiro, foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal com 10 votos a favor do PS e cinco abstenções do PSD e uma do eleito da CDU.
O orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para este ano daquele município do distrito de Faro tinham sido aprovados em reunião de Câmara no final de novembro de 2022, também por maioria, com os votos a favor do PS (três) e abstenções do PSD (duas)
Em comunicado, o município salienta que os documentos “refletem o reforço necessário para apoiar a comunidade e a economia local em tempo de crise”.
Ao mesmo tempo, adianta, representa “uma grande aposta na estratégia de habitação e na concretização de projetos estruturantes ao nível da renovação urbana e nos planos de eficiência hídrica e energética”.
De acordo com a autarquia, o princípio base do orçamento continua a ser o de “assegurar a sustentabilidade e o equilíbrio financeiro do município, que tem de dar resposta a grandes desafios, nomeadamente com o enorme acréscimo de despesas que advêm da ampliação das competências, mediante transferências do Estado”.
São competências nas áreas da educação, ação social e saúde, “que vêm somar-se ao agravamento de todas as despesas com a inflação resultante da guerra [na Ucrânia] ”, aponta.
“Este é um orçamento que tem como prioridade o apoio às famílias e à economia, num contexto especialmente exigente e incerto”, refere o presidente da Câmara da Câmara de São Brás de Alportel, citado na nota.
O autarca garante que, em simultâneo com os investimentos necessários na manutenção de equipamentos e infraestruturas municipais, “haverá uma forte aposta nas áreas da habitação, eficiência hídrica e energética, educação, cultura e desporto, aproveitando as oportunidades de financiamento do programa Portugal2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência”.
Vítor Guerreiro considera ainda que, com a aprovação do orçamento camarário para este ano, “estão reunidas condições para colocar em prática soluções a curto e longo prazos que conduzam ao desenvolvimento, atratividade e, sobretudo, um crescimento sustentado de São Brás de Alportel”.