O Orçamento e Plano de Atividades da APAL – Agência de Promoção de Albufeira para 2024 foi aprovado esta terça-feira. A Assembleia Geral foi presidida por José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, no auditório da AHETA, edifício onde estão instalados os escritórios da APAL.
O plano de atividades inclui diversas ações promocionais distribuídas ao longo do ano. Destacam-se os vários workshops, num modelo que tem vindo a ser seguido em parceria com os associados, onde se apresenta o destino junto de imprensa e operadores, desenvolvendo em simultâneo um conjunto de reuniões de trabalho, contactos comerciais e oportunidades de negócio.
É com este formato que a APAL prevê organizar diversas ações, nomeadamente no Porto e Norte de Portugal, Espanha (Sevilha e Madrid), Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos (Boston e Nova Iorque).
No capítulo das feiras e eventos promocionais, a APAL marcará presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa (fevereiro) e na Top Resa, em Paris (outubro), em ambos os casos com stand próprio. A participação em feiras é articulada em parceria com associados e autarquia. Neste caso, os participantes inscritos podem ter acesso a um balcão de atendimento e zonas para reuniões e apresentações, em condições vantajosas.
Imagem institucional e promocional vai ser reformulada
Em 2024, a APAL cumpre o seu 20.º aniversário e a Direção vai aproveitar a efeméride para reformular toda a sua imagem institucional e promocional. Ao longo do ano, estão previstas várias ações com o objetivo de assinalar a data.
Destaca-se a alteração da imagem corporativa da APAL, com nova logomarca e respectivas aplicações, o guia dos associados totalmente reformulado, uma revista corporativa, um novo vídeo promocional e uma publicação em livro com artigos e reflexões sobre o setor.
Um dos pontos altos do programa será o evento de celebração dos 20 anos da APAL, cujo formato será apresentado em breve.
O objetivo passa por organizar uma mostra de associados que inclua apresentações e conferências, sessões de networking e um jantar de gala.
O reforço da promoção online e desenvolvimento de campanhas digitais, é também um dos objetivos que constam do plano de atividades, com campanhas direcionadas a mercados específicos que possam promover produtos, épocas específicas do ano, oportunidades e promoções.
Esta aposta passa também pela reformulação do site promocional da APAL (visit albufeira.pt) e da articulação com a aposta na criação de conteúdos, redes sociais e marketing digital.
Na nota introdutória ao documento apresentado, a Direção da APAL coloca ainda como objetivos “a captação de novos associados que venham dar mais corpo a este projeto, bem como o reforço da comunicação com o ecossistema associado ao setor e com a comunidade em geral”.
Desidério Silva reforça a ideia de que importa “darmos um novo impulso a esta associação”
Para Desidério Silva, presidente da Direção, “2024 será um ano decisivo para afirmarmos a APAL como um player fundamental no contexto empresarial local, focado na promoção da marca Albufeira, mas que seja também um palco de partilha, de debate e de reflexão”.
O dirigente reforça a ideia de que importa “darmos um novo impulso a esta associação” e apresenta algumas das medidas a implementar, nomeadamente a “renovação da imagem institucional, o desenvolvimento de um programa especial dedicado aos 20 anos da APAL, a apresentação de novos suportes de comunicação institucional e promocional e o foco em colocarmos em prática muito do que resultou das reuniões tidas com os nossos associados e entidades ligadas ao setor, implementando uma estratégia consensual que represente uma mais-valia para Albufeira, bem como para as empresas e entidades que estão ligadas à APAL“.
Leia também: Agência de Promoção de Albufeira deu a conhecer encantos do concelho aos jornalistas espanhóis