A Europa prepara-se para receber uma nova operadora ferroviária de baixo custo, a GoVolta, que promete nos comboios revolucionar as viagens no continente. Apelidada de “easyJet dos comboios”, a empresa planeia iniciar operações em setembro de 2025, oferecendo bilhetes a partir de 10 euros.
A GoVolta, fundada pelos empreendedores Hessel Winkelman e Maarten Bastian, tem como objetivo conectar diversas cidades europeias. A primeira rota ligará Amesterdão a Berlim, com uma duração prevista de aproximadamente oito horas, utilizando material circulante antigo e linhas ferroviárias convencionais. Embora este tempo de viagem seja superior ao oferecido por operadoras tradicionais, como a Nederlandse Spoorwegen e a Deutsche Bahn, a empresa aposta em preços competitivos para atrair passageiros.
Além da ligação entre Amesterdão e Berlim, a GoVolta planeia expandir os seus serviços para outras cidades, incluindo Copenhaga, Basileia e Paris. Até 2027, a operadora pretende lançar novas ligações internacionais, como Bruges, na Bélgica, e Hamburgo e Frankfurt, na Alemanha. As rotas Amesterdão-Frankfurt e Amesterdão-Hamburgo deverão contar com duas viagens diárias, enquanto a ligação Amesterdão-Bruges será uma extensão da rota já existente para Paris.
Desafios e adiamentos
Inicialmente, o início das operações estava previsto para abril de 2025; no entanto, devido a desafios operacionais relacionados com os complexos sistemas ferroviários europeus, o lançamento foi adiado para setembro do mesmo ano. A integração de diferentes infraestruturas e regulamentações nos diversos países europeus representa um obstáculo significativo para novas operadoras no setor ferroviário.
Concorrência no mercado ferroviário europeu
A entrada da GoVolta no mercado europeu insere-se num contexto de crescente concorrência entre operadoras ferroviárias de baixo custo. Empresas como a Ouigo, filial da francesa SNCF, e a Avlo, da espanhola Renfe, já operam em várias rotas europeias, oferecendo bilhetes em comboios a preços reduzidos e competindo diretamente com companhias aéreas low-cost.
Esta tendência reflete uma mudança no comportamento dos consumidores, que procuram alternativas de transporte mais sustentáveis e económicas. As viagens de comboio apresentam-se como uma opção viável, especialmente em trajetos de média distância, contribuindo para a redução da pegada de carbono associada ao setor dos transportes.
Impacto no mercado português
Embora, numa fase inicial, as operações da GoVolta não incluam rotas que passem por Portugal, a entrada de novas operadoras low-cost no mercado europeu poderá influenciar positivamente o setor ferroviário nacional. A crescente concorrência e a procura por serviços de transporte mais acessíveis podem incentivar investimentos em infraestruturas e a criação de novas ligações internacionais, beneficiando os passageiros portugueses.
Perspetivas futuras
A expansão de operadoras ferroviárias de baixo custo na Europa representa uma oportunidade para democratizar o acesso a viagens de comboio, tornando-as mais acessíveis a uma vasta gama de passageiros. No entanto, será crucial garantir que a redução de preços não comprometa a qualidade do serviço e a segurança dos passageiros.
A entrada da GoVolta no mercado europeu poderá servir de catalisador para uma maior integração das redes ferroviárias europeias, promovendo a interconectividade entre países e facilitando a mobilidade dos cidadãos no continente.
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