Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e trataram-me como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

Ao ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

16:40 25 Março, 2026 15:51 25 Março, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A aproximação da reforma costuma ser vista como uma etapa de descanso merecido após décadas de trabalho, um período para aproveitar o tempo livre e colher os frutos de uma vida inteira de esforço. No entanto, para muitos trabalhadores mais velhos, essa fase pode transformar-se num verdadeiro pesadelo, marcado por despedimentos inesperados e dificuldades no acesso ao mercado de trabalho, como acontece com este homem, que foi dispensado sem justificação a apenas 1 ano de poder pedir a reforma antecipada.

Esse é o caso de Roland Favre, um cidadão suíço de 63 anos que, após 40 anos na mesma empresa com contrato sem termo, viu a sua carreira ser interrompida de forma abrupta. Quando lhe faltavam apenas alguns meses para poder requerer a reforma e assegurar uma pensão estável, a entidade patronal decidiu cessar o seu contrato, alegando uma reestruturação interna, segundo o portal espanhol Noticias Trabajo.

Quatro décadas de dedicação terminaram sem aviso

Favre iniciou o seu percurso profissional como agente telefónico e acabou por assumir funções como responsável de logística, sempre ao serviço da mesma empresa. Ao longo dos anos, participou em várias formações, acumulou tarefas e aumentou a carga horária sempre que foi necessário, muitas vezes permanecendo a trabalhar quando “todos os outros já tinham saído”, como relatou.

Apesar deste percurso considerado exemplar, foi informado do despedimento sem aviso prévio nem qualquer proposta de reforma antecipada. A empresa, que anunciou a eliminação de cerca de 200 postos de trabalho na Europa, extinguiu também a função que desempenhava nas sedes da Alemanha, Áustria e Eslovénia. Só após ameaçar recorrer a apoio jurídico conseguiu negociar uma indemnização equivalente a seis meses de salário.

“Seguramente eu era demasiado caro”

Favre acredita que a decisão teve sobretudo razões financeiras. Na Suíça, a reforma antecipada não é bem acolhida pelas empresas, que procuram reduzir ao máximo os custos associados às pensões. “Isto demonstra uma grande desconexão com a realidade”, lamenta. “Um trabalhador de 65 anos pode continuar ativo, mas quem é despedido antes dessa idade encontra um mercado que lhe fecha as portas.”

Desde então, tem defendido a criação de alternativas para financiar as pensões, enquanto continua à procura de emprego. “Sinto-me deitado fora como um saco do lixo. Não queria e não quero reformar-me ainda, por isso espero que a sorte mude”, afirmou, citado pela mesma fonte.

150 candidaturas e nenhuma resposta

Desde que ficou desempregado, Favre já contactou várias agências e enviou mais de 150 candidaturas, sem conseguir um contrato estável. “Recebo apenas respostas negativas”, refere. Apesar de não estar nos seus planos iniciais, admite agora a possibilidade de antecipar a reforma, embora isso implique uma redução significativa da pensão. “O meu consultor financeiro disse-me que, se avançar agora, vou perder muito dinheiro, e não é justo.”

Teve apenas uma oportunidade temporária numa empresa de logística, que entretanto chegou ao fim, segundo a mesma fonte. Noutra entrevista, ouviu de um responsável de recursos humanos que os cargos disponíveis “só atraíam jovens” e que “não podemos contratar ninguém com mais de 55 anos, é uma ordem interna”.

Idade da reforma cada vez mais alta

Favre critica ainda a tendência de aumento da idade da reforma em vários países, medida que considera injusta e pouco eficaz. “As empresas veem os trabalhadores mais velhos como um encargo económico, não tanto pelos salários, mas pelas contribuições para a Segurança Social”, afirma. Na Suíça, as empresas suportam cerca de 18% de contribuições para trabalhadores com mais de 55 anos, enquanto para os mais jovens a taxa ronda os 7%, segundo o Noticias Trabajo.

“O resultado é que a lealdade sai cara”, conclui. Depois de quatro décadas de dedicação, Roland Favre enfrenta agora um mercado de trabalho que parece não ter espaço para ele, numa realidade que reflete os desafios crescentes enfrentados por muitos trabalhadores séniores em toda a Europa.

Panorama da reforma em Portugal

Em Portugal, a reforma antecipada corresponde à possibilidade de um trabalhador se aposentar antes da idade legal, que em 2026 está fixada nos 66 anos e 9 meses, desde que cumpra os requisitos previstos pela Segurança Social. No regime geral, o acesso à pensão de velhice continua a exigir, em regra, pelo menos 15 anos civis com registo de remunerações.

Esta opção aplica-se sobretudo a quem tem carreiras contributivas longas ou se encontra em situações específicas, como o desemprego involuntário de longa duração. Mas há um ponto importante a atualizar: já não é rigoroso dizer apenas que a penalização se calcula em função dos meses que faltam para a idade legal da reforma. No regime de flexibilização, a Segurança Social explica que a redução é de 0,5% por cada mês de antecipação face à “idade pessoal de reforma”, calculada a partir dos 66 anos e 9 meses de 2026 e reduzida em 4 meses por cada ano de carreira acima dos 40 anos de descontos.

De acordo com as regras em vigor, um trabalhador pode pedir a reforma antecipada por flexibilização a partir dos 60 anos, desde que tenha, pelo menos, 40 anos de descontos. Nesses casos, aplica-se a redução de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade pessoal de reforma.

Regime de carreiras longas

Existe também o regime das carreiras muito longas, que permite o acesso à pensão sem penalizações para quem tenha 60 anos ou mais e pelo menos 48 anos de registo de salários relevantes, ou então 60 anos ou mais e pelo menos 46 anos de registo de salários, desde que tenha começado a descontar antes dos 17 anos.

Há ainda regras próprias para situações de desemprego involuntário de longa duração. Quem, à data do desemprego, tinha 57 ou mais anos e preenche o prazo de garantia pode aceder à pensão aos 62 anos, depois de esgotado o subsídio de desemprego. Já quem, à data do desemprego, tinha 52 ou mais anos e pelo menos 22 anos de descontos pode, em certas situações, antecipar o acesso à pensão para os 57 anos.

Leia também: Portugueses com salários ou pensões até este valor estão isentos de pagamento de IRS se cumprirem estes requisitos

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Algarve Economia Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Opinião Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Algarve, Economia, Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Opinião, Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
  • Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo
    Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo
  • Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
    Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
  • Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
    Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
  • BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições
    BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal