Em plena retoma do setor do Turismo, 70,7% dos estagiários da escola do Algarve estão empregados seis meses após a sua formação, segundo o Estudo de Inserção Profissional elaborado pelo Turismo de Portugal. Muitos encontram emprego no próprio local de estágio.
Os estagiários vão reforçar as áreas da Cozinha, Pastelaria, Bar e Restaurante, Alojamento Hoteleiro e Turismo das empresas do setor, com o início do estágio curricular dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Com uma enorme diversidade de áreas de atividade dentro do setor do Turismo, perto de duas centenas de empresas dirigiram ofertas de estágios aos alunos da EHTA. Perante a vasta oferta, foi possível a cada aluno fazer uma escolha mais autónoma do seu estágio e adequá-lo às suas expectativas de carreira.
Segundo a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Paula Vicente, “não só é preciso captar jovens para o Turismo, como também é preciso atraí-los para estudar nestas profissões, que continuam a ser desafiantes, mas também muito promissoras para os nossos jovens.

Os estágios curriculares desempenham, por isso, um papel fundamental pois são, para muitos, o primeiro contacto com o setor e é determinante que esta experiência seja o mais positiva possível e que resulte na vontade de continuar a estudar e a desenvolver competências que mais tarde serão absorvidas pelas empresas.
Temos tido uma excelente relação com o tecido empresarial que acolhe os nossos alunos e complementam assim a formação que é ministrada na Escola ao longo do ano letivo”, refere.
Estágios integram os alunos em contexto real de trabalho
Com três meses de duração e a abranger boa parte da época alta, os estágios quer dos cursos de nível 5 (pós ensino secundário) quer dos cursos profissionais (pós 9º ano) integram os estagiários em contexto real de trabalho e representam também um apoio às empresas do setor.
Segundo o Estudo de Inserção Profissional 2022, realizado pela Direção de Formação do Turismo de Portugal e agora divulgado, a taxa de inserção profissional dos alunos no conjunto das 12 escolas que compõem a rede de Escolas do Turismo de Portugal, 6 meses após a formação, subiu para 76% em relação a 2021. 32% encontraram emprego no próprio local onde realizaram o estágio.

Estes são números positivos tendo em conta a conjetura pós-pandemia e a retoma do setor que se tem vindo a verificar, ano após ano.
“Há cada vez maior preocupação por parte das entidades em fazer um bom acolhimento e acompanhamento dos estagiários, por forma a conseguir mais tarde também captar estes alunos. Desta forma, conseguem fazer a ‘ponte’ com esta mão de obra especializada e altamente qualificada para integrarem as suas equipas”, refere Maria Eduarda Freitas do Departamento de Estágios Nacionais e Erasmus da EHTA.
Desde 1 de abril decorre a fase de candidaturas para os alunos nacionais.
Este ano a EHTA renovou a sua oferta formativa
Para as 189 vagas disponíveis na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve há já 115 candidaturas, com alguns cursos a registarem uma enorme procura como são os casos dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar e o curso de nível 5 de Gestão de Restauração e Bebidas.
Este ano a EHTA renovou a sua oferta formativa, com a abertura do curso de Técnico de Informação e Animação Turística para alunos que terminaram o 9º ano e ainda Tourism Management, a versão inglesa do atual curso de Gestão de Turismo – um curso que será integralmente ministrado em língua inglesa e destina-se a quem já possui o 12º ano. No próximo ano será também relançado o curso de Gestão e Produção de Pastelaria.
As candidaturas às Escolas do Turismo de Portugal vão continuar abertas, para candidatos nacionais que queiram ingressar nos cursos de nível 4 e 5.
O processo de candidatura é gratuito e é feito online aqui.