A cidade de Dziwnów, na Polónia, acolheu, entre 1 e 9 de julho, o Campeonato do Mundo Júnior e Absoluto de ILCA6.
Numa frota com 259 velejadores em competição, João Pontes, velejador algarvio que integra o Programa de Esperanças Olímpicas para Los Angeles 2028, obteve um 6º lugar no Campeonato do Mundo entre a frota Júnior, tendo lutado até ao final pelo pódio.
“Este foi um campeonato cujo o início foi complicado, com algumas dificuldades, mas que felizmente consegui superar e ir melhorando ao longo dos dias. 6º lugar no Mundial é um excelente resultado numa frota muito forte e com 259 velejadores”, referiu João Pontes.
O velejador salienta que “a minha cabeça já está no Campeonato Europeu que vai realizar-se na próxima semana, aonde tenho a ambição de conseguir uma classificação ainda melhor”.
Outro velejador português presente foi Enzo Pegado, do Ginásio Clube Naval de Faro, que no final das 12 regatas classificou-se na 115º posição da classificação geral.
Para conhecer as classificações basta clicar aqui.
João Pontes foi 5º classificado no Campeonato Mundial de Vela Juvenil em 2022
No ano passado, João Pontes ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial de Vela Juvenil disputado em julho na Holanda.
Esta prova, considerada a mais importante prova de vela a seguir aos Jogos Olímpicos, reuniu jovens com idades até aos 19 anos, dispostos a dar o seu melhor e a competir entre si com todo o rigor, exigência e profissionalismo, para que a partir daí conseguissem chegar ao topo.
João Pontes, atleta do Ginásio Clube Naval de Faro, foi o 5º classificado geral, lutando de igual para igual com os melhores do mundo, o que fez dele o 5º melhor do mundo na sua classe e escalão.
Este título é resultado de todo o esforço, empenho e trabalho árduo por parte do atleta, do treinador e de toda a equipa, marcando mais um passo na história da vela em Portugal.