O tavirense formado no Benfica está a ganhar espaço no clube e o presidente encarnado considera-o “um exemplo para toda a formação”.
Segundo avança o Correio da Manhã, “Rui Costa vê no jovem médio um conjunto de virtudes (humildade, maturidade e capacidade de trabalho) não demonstradas por outros jogadores da formação, que não souberam esperar por uma oportunidade na equipa principal e que agora recusam renovar contrato”.
Apenas com 18 anos, João Neves tem tido uma ascensão inesperada. Após a saída de Enzo Fernández em janeiro para o Chelsea, o treinador Roger Schmidt apostou no jovem tavirense e o médio conta já com 11 jogos (56 minutos), tendo feito uma assistência na goleada (5-1) ao Club Bugge para a Liga dos Campeões.
Percurso de João Neves
O jovem atleta deu os primeiros passos no futebol na Casa Benfica Tavira, seguindo-se quatro temporadas no Centro de Formação e Treino do Benfica em Faro.
João Neves ingressou no Benfica Campus em 2016/17 e estreou-se oficialmente pela Equipa A em 30 de dezembro de 2022, segundo refere a página do SL Benfica.
De águia ao peito desde 2012, o médio João Neves jogou nas equipas de todos os escalões da Formação do Benfica.
Estreou-se pelos Sub-23 em 2021/22 com 17 anos e, nessa mesma época, integrou a equipa que fez história ao conquistar a UEFA Youth League, o primeiro troféu da competição no palmarés do Clube.
Em 21 de agosto de 2022, João Neves foi titular e atuou a tempo inteiro na final da Taça Intercontinental Sub-20, que terminou com mais uma vitória histórica para o Clube (0-1 frente ao Peñarol, em Montevideu).
O médio natural de Tavira estreou-se pela Equipa B (frente ao Académico de Viseu) em 6 de agosto de 2022, na 1.ª jornada da Liga 2.
A primeira participação em jogos da Equipa A aconteceu em 11 de dezembro, num particular com o Sevilha, e a estreia na Liga dos Campeões verificou-se a 15 de fevereiro de 2023, frente ao Club Brugge, na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
João Neves tem historial de internacionalizações pelas seleções jovens portuguesas.