O Município de São Brás de Alportel entregou, no passado dia 2 de fevereiro, um voto de louvor ao jovem são-brasense Hugo Faria, ex-adjunto do Athletic Football Club Bournemouth, da Primeira Liga Inglesa, que recentemente integrou a equipa técnica do Sporting Clube Olhanense.
Natural de São Brás de Alportel, Hugo Miguel da Encarnação Faria tem dedicado a sua vida ao desporto e essencialmente ao futebol.
Segundo refere a autarquia são-brasense em comunicado, “jogador desde tenra idade, depressa alcançou as competições nacionais e internacionais de futebol, uma paixão que evoluiu para a componente técnica e estratégica de treino vindo a integrar diversas equipas técnicas. Recentemente, foi adjunto da equipa técnica do Athletic Football Club Bournemouth, da Primeira Liga Inglesa, regressando atualmente a Portugal, mais precisamente ao Algarve para integrar a Equipa Técnica do Sporting Clube Olhanense, sob coordenação do treinador Edgar Davids”.
Este jovem iniciou a sua carreira futebolística em São Brás de Alportel na Sociedade Recreativa 1 º de janeiro, ingressando aos 16 anos na equipa de juvenis do Futebol Clube do porto, onde se sagrou campeão nacional de juniores na época 1999/2000. Tendo sido ao longo da sua carreira desde jovem, convocado inúmeras vezes para representar a Seleção Nacional nos diferentes escalões da modalidade, demonstrando enorme orgulho e empenho em defesa da bandeira nacional.
Aos 21 anos conquistou um novo sonho ao assinar contrato com o União de Leiria e passar a representar um clube na principal liga de futebol portuguesa. Uma porta aberta ao mundo do futebol profissional que elevou a sua carreira a um patamar internacional integrando os plantéis de diferentes desde Grécia, Malta, Escócia entre outros.
Depois de uma consistente carreira de jogador profissional da I Liga de futebol, Hugo Faria prosseguiu no mundo do futebol, mas fora das quatro linhas, ao assumir, em 2018, o cargo de adjunto da equipa técnica doAthletic Football Club Bournemouth, da Primeira Liga Inglesa.
Em 2021 regressa a Portugal, mais propriamente ao Sporting Clube Olhanense, clube que o acolheu em tempos passados como jogador e que abre agora portas ao seu conhecimento e experiência à frente da equipa técnica do treinador Edgar Davids.
Um percurso desportivo de mérito ao mais alto nível da competição futebolística, nacional e internacional, reconhecido publicamente pelo município nas edições de 2006 e 2008 dos Prémios Juventude, tendo sido inclusive vencedor na categoria desporto em 2004.