O Portimonense sofreu hoje a segunda derrota na pré-época, ao perder por 2-0 com a Roma, orientada por José Mourinho, em jogo de preparação para a I Liga de futebol, disputado em Albufeira.
Os golos de Filippo Tripi (27 minutos) e Nicolò Zaniolo (71) evidenciaram a maior qualidade dos italianos, que até podiam ter marcado mais – Tammy Abraham falhou um penálti perto do fim -, perante um Portimonense sem grande resposta para o adversário.
Paulo Sérgio chamou dois reforços ao ‘onze’ – o lateral esquerdo Seck e o ponta de lança Yago -, testando, pela primeira vez na pré-época, um sistema com três centrais (3x4x3), semelhante ao utilizado pela Roma, em que o internacional português Rui Patrício foi titular.
A equipa algarvia, que vinha de uma derrota com o Mónaco (2-0) e um empate com o Birmingham (1-1), até nem entrou mal, mostrou-se agressiva, a tentar equilibrar frente a um adversário mais poderoso, e até dispôs da primeira grande oportunidade, num remate de Anderson Oliveira cortado por Mancini (11 minutos).
Mas, aos poucos, os italianos assumiram o ascendente, com El Shaarawy (16) e Pellegrini (23) a ameaçarem o golo, que surgiu aos 27, na sequência de canto: o guardião Nakamura ‘sacudiu’ para trás, zona onde estava Tripi, que dominou e rematou forte para dentro da baliza.
O conjunto de José Mourinho continuou a dominar – Cristante cabeceou após canto e Nakamura evitou o segundo, aos 32 -, enquanto o Portimonense, mais passivo nesta fase, só ameaçou num remate de Welinton Júnior por cima (42).
No segundo tempo, a Roma trocou todo o ‘onze’, enquanto o Portimonense fez cinco mexidas, com o médio Klinsmahn a fazer a sua estreia.
O ascendente italiano não mudou, com Zaniolo, de longe o melhor em campo, a atirar à barra (60) antes de aumentar a vantagem na ‘cara’ de Nakamura, após ganhar o duelo individual com Pedrão (71).
Os algarvios só criaram perigo num livre direto de Luquinha que passou muito perto do poste esquerdo da baliza do ex-guarda-redes do Benfica Mile Svilar (85).
Pouco depois (87), a Roma desperdiçou uma grande penalidade, por mão de Pedro Sá, com Tammy Abraham a atirar por cima, e, nos descontos, Nakamura salvou novo lance perigoso de Zaniolo.
O Portimonense, que se estreia na I Liga no fim de semana de 06 e 07 de agosto, com a receção ao Boavista, volta a jogar na próxima quarta-feira, frente ao Sporting, em encontro à porta fechada no hotel onde os ‘leões’ estão a estagiar.
Jogo disputado no Estádio Municipal de Albufeira
Portimonense – Roma, 0-2
Ao intervalo: 0-1
Marcadores:
0-1, Tripi, 27 minutos.
0-2, Zaniolo, 71.
Equipas:
– Portimonense: Nakamura, Moufi, Pedrão, Filipe Relvas, Seck, Willyan, Bruno Reis, Ewerton, Anderson Oliveira, Welinton Júnior e Yago. Jogaram ainda: Zié Ouattara, Vinicius, Rui Gomes, Klinsmahn, Henrique Jocú, Pedro Sá, Gonçalo Costa, Ricardo Matos, Sapara e Luquinha.
Treinador: Paulo Sérgio.
– Roma: Rui Patrício, Karsdorp, Smalling, Mancini, Tripi, Spinazzola, Veretout, Cristante, Pellegrini, El Shaarawy e Afena-Gyan. Jogaram ainda Svilar, Bove, Kumbulla, Ibañez, Celik, Darboe, Matic, Zalewski, Zaniolo, Carles Perez, Tammy Abraham, Boer e Ivkovic.
Treinador: José Mourinho.
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mancini (45+1).
Assistência: Cerca de 3.000 espetadores.