O Portimonense resgatou, esta sexta-feira, um empate 1-1 na visita ao Casa Pia, graças a um golo aos 90+5 minutos, no jogo com que abriu a 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
No Estádio Nacional, Lucas Soares adiantou os lisboetas, aos 68 minutos, só que os algarvios ainda conseguiram alcançar a igualdade, com o tento tardio de Bryan Róchez.
O Casa Pia, que somou o sexto encontro seguido sem vencer, é nono classificado, com 40 pontos, enquanto o Portimonense é 13.º, com 34.
Róchez marcou sobre o final e salvou empate para o Portimonense
Um golo de Bryan Róchez, nos instantes finais da compensação, permitiu ao Portimonense salvar hoje um empate em casa do Casa Pia (1-1), no encontro com que abriu a 31.ª jornada da I Liga de futebol.
O Casa Pia adiantou-se já no decorrer da segunda parte, por Lucas Soares, aos 68 minutos, mas um último esforço e uma recarga certeira de Bryan Róchez, aos 90+5 minutos, permitiu aos algarvios evitar a derrota na deslocação ao Estádio Nacional, em Oeiras.
A equipa visitada prolongou para seis o número de encontros sem vencer – o último triunfo ocorreu na receção ao Marítimo, na 25.ª jornada – e igualou à condição o Desportivo de Chaves, mantendo-se na luta pelo sexto lugar, que permite acesso a uma prova europeia, a Liga Conferência Europa.
Por sua via, o Portimonense não se aproximou do 12.º lugar, que pertence ao Boavista, mas poderá ser alcançado na atual 13.º posição, visto que os algarvios somam 34 pontos e uma eventual vitória do Gil Vicente, o mais próximo perseguidor, na deslocação ao reduto do Santa Clara, poderá levar os minhotos ao mesmo número de pontos.
O início do jogo revelou-se equilibrado e com duas equipas com intenções semelhantes, bem organizadas e a procurar mudanças de velocidade que pudessem surpreender a defensiva oposta, porém sem sucesso.
O ‘nulo’ foi-se prolongando pelo primeiro tempo até que o Casa Pia ganhou ascendente no último quarto de hora, período no qual conseguiu criar duas situações de finalização, a primeira de perigo relativo e a segunda que teve o golo iminente.
O japonês Yuki Soma foi o autor da primeira situação de destaque em ambas as balizas, tendo cabeceado em jeito e quase surpreendido o seu compatriota Kosuke Nakamura, guarda-redes do Portimonense, aos 35 minutos.
Pouco depois, aos 41, Rafael Martins emendou na pequena área um cruzamento tenso de Saviour Godwin, tirado pela esquerda, mas o seu remate esbarrou no travessão, o que não evitou que a primeira parte terminasse sem golos.
O Portimonense regressou ‘de cara lavada’ para a segunda parte e pressionou o último reduto casapiano, tendo estado muito próximo de abrir o marcador aos 50 minutos, através de remate de Welinton Júnior em zona frontal, contrariado por defesa vistosa do guarda-redes Ricardo Batista.
Seguiu-se um período interessante, com as duas equipas a chegarem à área contrária com frequência, até que o Casa Pia conseguiu finalmente inaugurar o marcador numa transição muito bem-sucedida aos 68 minutos, que resultou numa conjugação de esforços entre os dois laterais.
Leonardo Lelo surgiu em velocidade num movimento em diagonal da esquerda para o centro, assistindo em seguida Lucas Soares, que fletiu para zona interior e atirou de pé esquerdo de forma indefensável para Kosuke Nakamura.
Em função da desvantagem, Paulo Sérgio operou todas as substituições, mas sem conseguir mudar o decurso do jogo perante um Casa Pia que se mantinha cómodo no seu processo defensivo e, amiúde, ainda conseguia algumas saídas rápidas.
Contudo, o Portimonense não se entregou e as alterações do técnico dos algarvios surtiram efeito já muito perto do final, aos 90+5 minutos, num lance que envolveu dois dos suplentes lançados pela equipa visitante no decorrer da segunda parte – Ricardo Matos cabeceou ao travessão e, na recarga, surgiu Bryan Róchez a fixar o empate final.
Jogo no Estádio Nacional, em Oeiras
Casa Pia – Portimonense, 1-1
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
1-0, Lucas Soares, 68 minutos.
1-1, Bryan Róchez, 90+5 minutos.
Equipas:
– Casa Pia: Ricardo Batista, Vasco Fernandes, Fernando Varela (João Nunes, 76), Duplexe Tchamba, Lucas Soares (Derick Poloni, 80), Beni Mukendi (Afonso Taira, 65), Ângelo Neto, Leonardo Lelo, Yuki Soma, Saviour Godwin (Diogo Pinto, 76) e Rafael Martins (Felippe Cardoso, 65).
(Suplentes: Lucas Pais, João Nunes, Derick Poloni, Diogo Pinto, Cuca, Zolotic, Afonso Taira, Felippe Cardoso e Clayton).
Treinador: Filipe Martins.
– Portimonense: Kosuke Nakamura, Fahd Moufi (Sérgio Conceição, 80), João Tornich, Park, Filipe Relvas, Pedrão, Maurício Júnior (Ricardo Matos, 86), Carlinhos (Paulo Estrela, 86), Rui Gomes (Yago Cariello, 64), Yony González e Welinton Júnior (Bryan Róchez, 80).
(Suplentes: Matheus Nogueira, Ricardo Matos, Mohamed Diaby, Lucas Ventura, Gustavo Klismahn, Bryan Rochez, Paulo Estrela, Sérgio Conceição e Yago Cariello).
Treinador: Paulo Sérgio.
Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lucas Soares (42), Felippe Cardoso (90+2) e Leonardo Lelo (90+6).
Assistência: 556 espetadores.