Portugal apresentou as cidades de Portimão, Lagoa e Lagos como candidatos a receber em 2027 os Jogos do Mediterrâneo de praia, anunciou esta terça-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP) no seu sítio oficial.
“O Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM) acolhe com grande satisfação o interesse dos dois Comités Olímpicos Nacionais, que são os mais novos membros da Família Mediterrânica. A sua dedicação contribui decisivamente para o desenvolvimento do evento, mas também para a divulgação dos ideais e valores dos Jogos em toda a bacia do Mediterrâneo”, regozijou-se o CIJM, abordando a intenção e a de Pristina, capital do Kosovo, aos Jogos do Mediterrâneo de 2030.
O projeto português, apresentado pelo Comité Olímpico de Portugal, é mais abrangente do que Portimão, pois inclui ainda os municípios de Lagoa e Lagos.
Manifestado o interesse, que tinha de ser revelado até 31 de março, o COP tem agora até junho deste ano para apresentar o dossier completo de candidatura, altura em que a comissão de avaliação do CIJM vai começar as visitas de inspeção.
A 8 de setembro, na localidade grega de Heraklion, vai decorrer a assembleia geral do CIJM, na qual serão eleitas as cidades-sede dos quartos Jogos do Mediterrâneo de Praia e da 21.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo.