O judoca português Jorge Fonseca despediu-se domingo dos Europeus de Sófia logo ao primeiro combate em -100 kg, ao perder com o polaco Piotr Kuczera, por ippon, a 1.28 minutos do final do combate na Arena Armeets.
O bicampeão mundial de 2019 e 2021 e número 1 do ranking foi surpreendido quando fazia um ataque, numa altura em que já tinha pontuado para waza-ari, com a arbitragem a dar inicialmente o empate ao polaco, apenas 67.º do Mundo, mas depois a corrigir para ippon.
Jorge Fonseca, que ainda procura o seu primeiro título europeu, abriu os braços em direção ao painel de juízes, em clara discordância com a retificação feita pela mesa, de mudar o waza-ari de Kuczera para ippon.
O português, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no verão, era o maior favorito ao ouro nestes Europeus, depois de uma temporada em que tinha por vitórias todas as competições internacionais disputadas: o Grand Prix de Portugal, o Open Europeu de Praga e mais recentemente o Grand Slam de Antalya, há precisamente um mês.
Fonseca não foi o único favorito surpreendido à primeira na categoria -100kg: o sérvio Aleksandar Kukolj, número 9 do ranking, também perdeu ao primeiro combate, tal como Ilia Sulamanidze, da Geórgia, número 6 mundial.
Por outro lado, Portugal pode ainda ter um bom resultado este domingo com a jovem Patrícia Sampaio, que vai disputar as meias-finais da categoria -78kg.
- Texto: Tribuna do Expresso, jornal parceiro do POSTAL