É caso para dizer: por esta é que ninguém esperava. A Rússia fez uma proposta para receber o Campeonato da Europa de 2028 e mostrou-se interessada em alargar a candidatura para a edição do torneio de 2032 também. Isto numa altura em que o país está proibido de competir no futebol a nível internacional, em consequência das sanções aplicadas após a invasão russa na Ucrânia.
“A Federação Russa de Futebol planeia submeter propostas para receber o Europeu em 2028 ou 2032 e isto não é uma brincadeira”, afirmou Rustem Saimanov, membro do Comité Executivo da Federação, em declarações à agência TASS. “A vida continua, estamos prontos e abertos, não devemos estar fechados para a UEFA e a FIFA. Já organizámos inúmeros torneios de alto nível. Vamos licitar e presumo que haja muito tempo, a situação vai mudar e vamos considerar todos os pormenores”.
A Rússia foi o país anfitrião do Mundial de 2018, mas no último mês foi excluída de muitas competições desportivas. Os eventos que se iriam realizar na Rússia foram cancelados, os clubes perderam lugar nas competições internacionais, diversos atletas foram banidos e a lista continua, não só no futebol.
No que ao futebol diz respeito, a FIFA retirou a seleção nacional masculina do play-off de qualificação para o Mundial no Catar e a UEFA baniu clubes e seleção nacional das suas competições. Nessa altura o país mostrou logo não estar de acordo com a decisão, recorrendo junto do Tribunal Arbitral do Desporto. Agora a Rússia volta a desafiar as decisões que têm sido tomadas desde o início da guerra.
“Não posso dizer que vá acontecer em 2028, mas muito provavelmente em 2032. Já pedimos para nos fornecerem os documentos necessários para estudar todos os requisitos e vamos esperar”, disse Saimanov.
Até aqui a única candidatura em cima da mesa era a do Reino Unido e Irlanda, que tinham já a esperança de vencer por falta de comparência de qualquer outro país. Mas desde que a Rússia se juntou na corrida, passou a haver três candidatos. Sabendo da decisão, a Federação de Futebol da Turquia disse que se iria candidatar à organização do torneio de 2028.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL