O judoca português Jorge Fonseca, bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, conquistou este domingo a medalha de ouro na categoria de -100 kg no Grand Slam de Antália, na Turquia, ao derrotar no combate decisivo o espanhol Nikoloz Sherazadishvili.
Jorge Fonseca, bicampeão mundial da categoria e segundo da hierarquia mundial, impôs-se ao espanhol, nascido na Geórgia e atual 99.º do ‘ranking’ – mudou há pouco tempo para uma categoria superior -, por ‘ippon’, num combate que durou dois minutos e 14 segundos.
O ouro de Jorge Fonseca, que no início de março também venceu no Open de Praga, surge a menos de um mês dos campeonatos europeus de judo, que decorrerão entre 29 de abril e 1 de maio, em Sófia, na Bulgária, onde Jorge Fonseca procura o seu primeiro título continental, depois do bronze em 2020.
É a primeira medalha de ouro num Grand Slam para o atleta do Sporting. Fonseca tinha já cinco medalhas de bronze em provas desta categoria, mas nunca tinha conseguido chegar à final. Agora não só chegou, como para ganhar.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL