A VI edição do Troféu Diogo Lopes disputou-se no passado fim-de-semana, 26 e 27 de Janeiro. Trata-se de uma prova de triatlo que engloba as modalidades de natação, corrida e canoagem e que permite aferir o nível de treino de inverno dos atletas.
O troféu contou com a participação de cerca de 140 atletas em representação de sete clubes. O Kayak Clube Castores do Arade (KCCA) venceu a competição.
A prova de natação decorreu na tarde de dia 26 nas Piscinas Municipais de Lagoa. A prova de canoagem aconteceu no Rio Arade, com partida e chegada no Hotel Riverside e seguiu-se o percurso de corrida na Quinta dos Vales. Depois de somados os tempos das três provas, obtêm-se os resultados finais.
De salientar que, neste mesmo fim-de-semana, teve lugar em Coimbra a Gala dos Campeões Nacionais, onde o KCCA poderia ter estado com 21 atletas que se sagraram campeões nacionais. O VI Troféu Diogo Lopes já estava marcado mas, por dificuldade de datas e espaço a Federação Portuguesa de Canoagem marcou este evento para o mesmo dia o que prejudicou o número de participantes na prova em Lagoa.
Mesmo assim, conseguiu-se mais uma vez trazer a Lagoa cerca de 150 amantes do desporto – atletas, familiares, treinadores. No Hotel Riverside parceiro desde o 1º ano, pernoitaram cerca de duas dezenas de atletas, começando a criar valor acrescentado para o concelho de Lagoa que este ano vai receber duas competições do calendário nacional, o Campeonato Nacional de Mar dia 7 de Abril e dia 12 de Maio o Campeonato Nacional de Esperanças I.
O grande vencedor do VI Troféu Diogo Lopes veio do Clube de Canoagem da Amora, o ainda júnior Tiago Henriques que superou o atleta júnior Iago Bebiano do KCCA, dois atletas que demonstraram que o futuro da canoagem estará bem entregue. Ambos representam a seleção nacional, o Iago nas competições de velocidade e o Tiago Henriques na especialidade da Maratona. Foi o primeiro ano que tivemos atletas a baixar dos 5 minutos nos 400m na natação, o Tiago Henriques com 4’46’’ e uma atleta de Loulé com 4’50’’.
No que diz respeito aos resultados obtidos o KCCA demonstrou que o empenho nos treinos compensa. Os atletas, de um modo geral, obtiveram excelentes resultados. De salientar os resultados alcançados pelos atletas:
Iago Bebiano e Ana Bebiano que conseguiram o 2º lugar absoluto nos escalões masculino e feminino, respetivamente, conquistando assim os prize Money estipulados para os referidos lugares. O atleta Rodolfo Neves conquistou o 3º lugar absoluto.
Os atletas Iara Bebiano, Filipe Busel, Leonor Ramos, Leonor Mestre, Ana Bebiano e Hélder Tomás que venceram as suas categorias.
Os atletas que também subiram ao pódio no 2º lugar: Íris Rietkerk, Ianis Bebiano, Guilherme Reis e Filipe Libório
Os resultados de todos os atletas que participaram nesta dura competição foram os seguintes:
Sub 12 Feminino
1º) Iara Bebiano, 2º) Íris Rietkerk, 4º) Inês Carapinha e 5º) Matilde Ribas
Sub 12 masculino
1º) Filipe Busel e 2º) Ianis Bebiano
Sub 14 Feminino
1º) Leonor Ramos, 5º) Maria Costa e 6º) Ana Rita Gouveia
Sub 14 Masculino
2º) Guilherme Reis, 3º) Diogo Araújo, 10)º Rúben Luís, 11º) Rodrigo Gabriel
Sub 16 masculino
2º) Filipe Libório, 4º) João Bartolomeu, 6º) Bernardo Verdades, 7º) José Pedro Gouveia, 9º) Rodrigo Gonçalves, 10º) Tomás Vasconcelos, 15º) Tomás Fernandes
Sub 18 Feminino
1º) Leonor Mestre
Sub 18 Masculino
2º) Iago Bebiano, 3º) Rodrigo Lopes, 7º) André Nobre, 8º) André Soares, 9º) Isaac Albuquerque e 12º) Tiago Vieira
Senior Feminino
1)º Christina Pedroso, 2º) Maria Cabrita e 4º) Beatriz Reis
Sénior Masculino
1º) Rodolfo Neves, 2º) Gonçalo Bento, 3º) Tomás Santos, 9º) Rui Ataíde, 10º) Alexandre Neves
Master Feminino
1º) Ana Bebiano
Master Masculino
3º) Wagner Santos
Master +55
1º) Hélder Tomás