Tomás Luís, jovem tavirense de 21 anos, bateu este domingo o recorde de jogador com mais vitórias numa temporada da universidade de Belmont. A instituição de ensino superior fica na capital do estado do Tennessee, em Nashville. O jovem contou a sua experiência por terras norte-americanas ao POSTAL.
Tomás refere que foi para esta universidade “em janeiro de 2021. O contrato com a universidade é de quatro temporadas. Neste momento estou no final da minha terceira temporada”.
O nome da universidade é Belmont University e fica na capital do Tennessee que é Nashville, cidade com cerca de 700.000 habitantes, conhecida como a capital da música ‘country’.
“Vim para cá com bolsa integral, ou seja, tenho alojamento e comida pagos pela universidade. A única coisa que pago são os voos”, explica.
A universidade e o atleta têm os objetivos bem vincados, “o nosso objetivo é ganhar o torneio da conferência para qualificarmo-nos para os nacionais. A universidade qualificou-se por três vezes para participar nos nacionais e em duas dessas vezes eu fazia parte da equipa, no ano de 2021 e 2023”.
2023 já é um ano para a universidade celebrar: “este ano a equipa bateu vários recordes. São eles: jogos consecutivos sem perder; temporada com mais vitórias de sempre e ‘rankeados’ pela primeira vez na primeira divisão em que só constam no ranking as universidades Top75 dos Estados Unidos da América”.
O tenista algarvio finaliza com a importante marca desportiva que alcançou, “a nível pessoal bati o recorde de jogador com mais vitórias numa temporada da universidade. Para além disso, com a vitória do meu jogo, dei a vitória à equipa na final do torneio da conferência e a minha universidade vai competir de novo nos nacionais”.