Maio é o mês de Jogos de Quelfes e a 14.ª edição tem por palco as cidades de Albufeira e de Tavira. Na grande festa infantil do olimplismo, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico voltam a dar as mãos para celebrar uma forma diferente de entender o desporto.
Dia 23 de maio, a partir das 09:45, os Jogos de Quelfes estreiam, em Albufeira (Estádio e Pavilhão Municipal), um novo formato “O Desafio dos Deuses”, uma gincana de oito provas (andebol, atletismo, basquetebol, futebol e rugby, às quais se somam questões no âmbito do olimpismo, “Odisseia d’Arraúl” e matemática), onde a capacidade de superação dos alunos, própria e coletiva, constituirá a medida para a obtenção do título “Turma Olímpica 2023”, distinção, de âmbito nacional, atribuída pela Academia Olímpica de Portugal.
Uma semana depois, no dia 30, as festividades encerram num magnífico cenário à beira rio, em Tavira. Este será o lugar da “Atlima”, mostra de experimentação e descoberta ao nível do desporto, da cultura e do ambiente (os três pilares do Olimpismo).
Os Jogos de Quelfes constituem o culminar da Atlantíada, projeto de desenvolvimento pessoal e social através do Olimpismo e reforço dos laços transfronteiriços, inspirado na obra “A Odisseia d´Arraúl” e levado a cabo por diversos municípios do Algarve e Ayamonte (na vizinha Espanha).