João Pinto, paraplégico com lesão medular desde há dois anos, percorreu a costa algarvia a bordo de uma embarcação à vela, tendo concluído ontem, domingo, o desafio “Algarve Há Vela!”.
A aventura de João Pinto decorreu durante o fim-de-semana alargado de Páscoa, em três percursos diferentes: Lagos-Albufeira, Albufeira-Faro e Faro-Tavira.
O último dia da viagem, no passado domingo, foi marcado pelas condições meteorológicas adversas, que não permitiram chegar a Vila Real de Santo António, tendo a aventura terminado em Tavira.
A iniciativa teve como principal objectivo promover a vela adaptada, mostrando que a modalidade pode ser praticada por pessoas portadoras de deficiência.
Segundo as palavras do atleta, “considero que nasci para o desporto, é por isto que gosto de viver. Este é um desafio que quero concretizar para sensibilizar e promover a vela adaptada a pessoas com deficiências”.
No âmbito do Projecto Vela Solidária e na sequência do início da actividade da Escola de Vela Adaptada, em 2013 – tendo como objectivo proporcionar a participação em regatas inseridas nos quadros competitivos nacionais e internacionais, João Pinto aceitou o desafio e lançou-se na aventura.