Perto de três centenas de velas, a partir deste sábado, entre 10 e 12 de fevereiro, vão encher o horizonte de Vilamoura nas tradicionais ‘regatas de Carnaval’, a maior e mais antiga prova de vela ligeira da Península Ibérica. Este ano assinala-se a 50ª edição desta icónica competição, que nasceu em 1974 e que nunca foi interrompida.
Apesar das más condições atmosféricas que se fazem sentir em todo o país e também no Algarve, centenas de velejadores nacionais e internacionais não quiseram faltar a esta edição comemorativa da prova.
O Torneio Internacional de Vela do Carnaval, organizado pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura, com o apoio do Capable Planet Clube Náutico faz parte da história do país, marcou gerações de velejadores e assinala, ano após ano, o arranque de um novo ciclo de desafios e competições.
“Celebrar 50 anos de vida, é um feito que muito nos orgulha. São várias as gerações de velejadores que ficaram marcadas por tudo o que viveram nas regatas de Carnaval de Vilamoura, ano após ano. O nosso Torneio é uma competição importante mas é também uma festa, onde se celebra a magia da vela”, refere em comunicado Isolete Correia, presidente da Direção do CIMAV e administradora da Marina de Vilamoura.
Serão várias classes em competição este ano – Optimist, ILCA4, ILCA6, ILCA7, Snipe e 420 – divididas por três campos de regata.
Como habitualmente, a frota de Optimist será a mais numerosa com cerca de 120 embarcações.
Este ano, Espanha volta a estar em força em Vilamoura, com várias dezenas de velejadores, principalmente na classe Optimist. Irlanda, Bélgica, Alemanha, Noruega e Brasil são outras das nacionalidades que marcam presença neste Torneio de Vela do Carnaval.
O 50º Torneio Internacional de Vela do Carnaval conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura, Marina de Vilamoura, Vilamoura World e ainda da Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul, IPDJ, Prow Group e D. Pedro Hotels.
Leia também: Região do Algarve foi a mais afetada pelo mau tempo nas últimas horas