Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Nacional

Região do Algarve foi a mais afetada pelo mau tempo nas últimas horas

O mau tempo fustigou principalmente a região do Algarve. Em Portugal continental causou mais de 600 ocorrências desde as 00:00 de quinta-feira

08:17 9 Fevereiro, 2024 08:54 9 Fevereiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mau tempo em Portugal continental causou mais de 600 ocorrências desde as 00:00 de quinta-feira, com a região do Algarve a ser a mais afetada nas últimas horas, adiantaram à Lusa fontes das Proteção Civil.

Num ponto da situação realizado pelas 00:15 desta sexta-feira, Paulo Santos, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), referiu que, desde as 00:00 de quinta-feira, registaram-se 532 ocorrências, sem estarem incluídos dados do concelho de Lisboa.

Ao longo do dia a região litoral Norte e Centro foi a mais afetada, enquanto nas últimas horas foi a região do Algarve, a ter o maior número de ocorrências devido ao mau tempo, detalhou o comandante.

Entre as principais ocorrências estão quedas de árvores e estruturas

Entre as principais ocorrências, estas estão relacionadas com quedas de árvores e estruturas, por força do vento com rajadas até aos 85 quilómetros por hora e devido ao alagamento dos terrenos, frisou Paulo Santos, acrescentando que não há registo de danos significativos em infraestruturas ou de feridos.

Perante a continuidade do mau tempo nas próximas horas, Paulo Santos advertiu a população que tem de realizar viagens para o fazer “com muito precaução”.

“Durante o dia [quinta-feira] registamos múltiplos acidentes rodoviários. O piso está muito escorregadio, há possibilidade de encontrar lençóis de água, encontrar o piso coberto com água a ocultar algum objeto ou buraco”, alertou.

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa adiantou à Lusa que desde as 13:00 de quinta-feira registaram-se na área de atuação cerca de 80 ocorrências.

Entre as tipologias, registaram-se 17 quedas de estrutura, como painéis publicitários, chapas de obras, andaimes ou janelas, dez inundações em espaços privados, cinco na via pública e oito quedas de árvore, acrescentou a mesma fonte.

Também em Lisboa, uma árvore de “grandes dimensões” caiu sobre o telhado de uma escola básica na freguesia de Alcântara, sem provocar feridos, ainda de acordo com fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa.

O incidente ocorreu pelas 16:30 e a zona foi isolada pelas autoridades por segurança, sendo que vão decorrer hoje de manhã as ações por parte dos sapadores para remover a árvore.

Até às 17:30 de quinta-feira tinham sido registadas 377 ocorrências em Portugal continental devido ao mau tempo, principalmente nas zonas de Lisboa, Porto e Coimbra, sem registo de vítimas, de acordo com a ANEPC.

A Proteção Civil emitiu na quarta-feira um aviso à população para o risco de cheias e inundações face à previsão de chuva nas 48 horas seguintes.

Poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos de terra e derrocadas, acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e lençóis de água ou acumulação de gelo nas estradas.

Onze distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte

Onze distritos de Portugal continental estão esta sexta-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva “por vezes forte”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo são os distritos que estarão sob aviso amarelo por um período mais longo, entre as 06:00 e as 18:00 desta sexta-feira.

Já o alerta para Viseu, Vila Real, Leiria e Coimbra é válido entre as 06:00 e 15:00, enquanto para Bragança, Guarda e Castelo Branco decorre entre as 09:00 e as 15:00.

Mau tempo devido a vento até às 21:00 na região do Algarve

Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Aveiro estão hoje sob aviso amarelo devido ao vento, entre as 10:00 e as 18:00, à exceção de Faro, que decorre até às 21:00.

Devido à agitação marítima, entre hoje e sábado, Setúbal (entre as 15:00 de hoje e 10:00 de sábado) e Beja e Lisboa (entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de sábado) estarão sob aviso laranja.

No Porto, Faro, Viana do Castelo, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga o alerta laranja devido à agitação marítima decorre entre as 15:00 e as 00:00 de sábado, à exceção de Faro, que termina às 03:00 de sábado.

Leia também: Portugal continental sob aviso amarelo quinta-feira devido à depressão Karlota

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Economia

Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve

12:56 18 Junho, 2026 12:57 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação de verão da easyJet liga Faro a destinos no Reino Unido, França, Países Baixos e Suíça

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Algarve

Novo regime urbanístico mobiliza especialistas em Albufeira

12:28 16 Junho, 2026 17:16 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência em Albufeira analisou alterações legais no urbanismo, simplificação de procedimentos e responsabilidade técnica

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Economia

Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve

12:56 18 Junho, 2026 12:57 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação de verão da easyJet liga Faro a destinos no Reino Unido, França, Países Baixos e Suíça

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Algarve

Novo regime urbanístico mobiliza especialistas em Albufeira

12:28 16 Junho, 2026 17:16 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência em Albufeira analisou alterações legais no urbanismo, simplificação de procedimentos e responsabilidade técnica

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Últimas Notícias

  • Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve
    Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve
  • Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei
    Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei
  • GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur
    GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur
  • Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]
    Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]
  • Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo
    Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal