Em prova com 80 tripulações, os comandantes do ‘ranking’ mundial e atuais vice-campeões mundiais foram seguidos dos suecos Anton Dahlberg e Fredrik Bergström e dos gregos Panagiotis Mantis e Pavlos Kagialis.
Além do título de campeão do mundo, em Vilamoura luta-se pela única vaga ainda em aberto na classe para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.
Em busca deste objetivo destaca-se a dupla portuguesa Diogo e Pedro Costa, que segue em sexto da geral, beneficiando do segundo lugar na regata inaugural.
“Foi um dia muito bom, com bom vento e onde não cometemos muitos erros. Esperamos ver como sai o dia de amanhã. Todas as duplas estão em boa forma, vai ser renhido até ao final” admitiu Diogo Costa.
Na competição feminina, as francesas Camille Lecointre e Aloïse Retornaz, atuais campeãs da Europa, lideram a classificação, ao conseguirem um primeiro e segundo lugares na estreia.
As espanholas Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina e as italianas Elena Berta e Bianca Caruso completam o pódio provisório.
Os israelitas Gil Cohen e Noam Homri estão na frente nas tripulações mistas.
Na terça-feira, principia o Campeonato da Europa de RS:X com mais de 80 pranchas em competição: todos os países em prova já garantiram a qualificação para Tóquio, mas é em Vilamoura que vão eleger o velejador que os irá representar.