Com o Algarve muito perto de voltar a ter duas equipas na principal divisão do futebol nacional, os clubes do sul do país são uma excelente opção para usar o Código Bónus Portugal. Capazes de se agigantar no confronto com as equipas grandes e sempre difíceis de bater no confronto direto pelos outros clubes, elas têm um palmarés que muitas formações de outras regiões gostariam de ostentar. E pode agora descobrir isso ao recordar as prestações históricas de equipas de futebol do Algarve no Campeonato Nacional.
Olhanense é detentor da melhor prestação algarvia na 1ª Liga
São poucas as associações de futebol que podem dizer que três das suas equipas já terminaram campeonatos no Top-5 da classificação. Mas o Algarve é um dos poucos detentores dessa distinção, já alcançada por Olhanense, Farense e Portimonense. Os rubinegros de Olhão tiveram, na temporada de 1945/46, o melhor resultado de sempre, com um 4º posto na 1ª Divisão.
Nesta temporada o Olhanense era vista com tremendo respeito por todos os rivais, fruto do 5º posto que tinha obtido na época anterior. Salvador Carmo dos Santos liderou o ataque dos rubrinegros e terminou a temporada como terceiro melhor marcador, apenas superado pelos históricos Peyroteo e por Correia Dias. E na formação de Olhão destacavam-se ainda nomes como Fernando Cabrita (que orientou a Seleção no mítico Europeu de 84) e de Grazina.
Portimonense e Farense também alcançaram o Top-5 nacional
Já as formações de Portimão e de Faro conseguiram o quinto posto da classificação em 1984 e em 1994, respetivamente. Com uma defesa de ferro formada por Simões, Balacó e Teixeirinha, outra das estrelas da companhia em Portimão a meio da década de 80 era o avançado belga Cadorin, que concluiu a temporada com 16 golos apontados. Mais um nome famoso na equipa era Vítor Oliveira, que mais tarde se veio a tornar no treinador “campeão das subidas de divisão em Portugal”, e que na época era um dos esteios no meio-campo do Portimonense.
Uma década mais tarde, na temporada de 1993-94, era o Farense que se destacava com uma formação poderosíssima, onde sobressaiam nomes como Miguel Serôdio, Hajry, Stevanovic, Djukic e Hassan. E nesse ano, que culminou também com a presença no Jamor, o Farense consegue um feito inédito nas equipas do sul do país, já que Hassan Nader se tornou no único jogador de uma equipa do Algarve a sagrar-se Bola de Ouro, com um total de 21 golos na 1ª Divisão.
Outros feitos históricos abrilhantam história do futebol no Algarve
Além destas prestações históricas de equipas de futebol do Algarve no Campeonato Nacional, há outros momentos marcantes do “trio de ouro” do futebol no Sul de Portugal. No caso do Olhanense e do Farense, há que destacar as presenças na Final na Taça de Portugal, alcançadas em 1940 e em 1990. Já a nível europeu as campanhas não registam feitos de maior, porque tanto o Portimonense (1985) como o Farense (1995) acabaram por ser derrotados logo na primeira eliminatória da competição em que participaram.