Temperance Reid, vai viajar este fim de semana para Perth, Austrália, como elemento da equipa da Grã-Bretanha na 24 edição do World Transplant Games.
“A atleta recebeu um transplante de coração com apenas sete meses de idade após ter contraído a doença de Kawasaki, o que a levou a ter um ataque cardíaco”, explica fonte próxima em comunicado, acrescentando que “apesar da recuperação difícil e dos desafios diários, incluindo medicação rigorosa e monitorização constante, Temperance não permitiu que este início de vida a deixasse para trás”.
Esta jovem vive uma vida saudável e ativa, tendo participado pela primeira vez e com apenas quatro anos de idade nos Jogos Mundiais de Transplantes.
Temperance competiu pela equipa da Grã-Bretanha nos jogos de inverno em Banff, Canadá em 2020, e trouxe para casa uma medalha de ouro na modalidade de esqui alpino.
Atualmente a viver em Portugal, Temperance passa agora mais tempo a praticar ciclismo, e passou os meses de inverno a treinar na Sociedade Recreativa Almancilense, o mais recente clube de ciclismo do Algarve com sede em Almancil.
Andre Leman é o presidente do clube, enquanto Nelson Ramos é o fundador e responsável pelo ciclismo.
O Almancilense proporciona às crianças de todas as origens, idades e capacidades, a oportunidade de participar no ciclismo.
Temperance qualificou-se agora como ciclista da equipa da Grã-Bretanha para os Jogos Mundiais de Transplantes de 2023, com início a 15 de abril.
A mãe de Temperance, Claire Reid, afirma: “Estou tão orgulhosa da minha filha. Ela superou grandes desafios e é uma inspiração para muitos. O ciclismo infantil ainda está em alta e a chegar a Portugal, razão pela qual Temperance está a competir pela equipa da Grã-Bretanha, mas no futuro, esperamos que compita pela equipa de Portugal. Quero agradecer ao Almancilense pelo apoio durante o inverno. A Temperance gostou particularmente de treinar com o seu treinador de ciclismo, Desmond Wynne, CEO da Lazer Telecom, um dos principais patrocinadores do clube”.
Os Jogos Mundiais de Transplante representam a celebração de uma segunda oportunidade de vida, demonstrando o sucesso da cirurgia de transplante e promovendo a necessidade de sensibilizar o público para a doação de órgãos e tecidos. Agora na 24ª edição, o evento atrai 2500 participantes de 60 nações.