A segunda etapa da Liga Pro Skate 2022 (LPS) vai realizar-se nos dias 6, 7 e 8 de maio em Portimão. Nesse sentido, está a ter lugar uma ação de promoção da modalidade junto da comunidade escolar local, envolvendo cerca de 740 alunos das turmas do 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Ao longo desta semana que antecede a competição, o LPS Hotwheels Skool Tour abrangerá as escolas do 1º e 2º ciclo do concelho de Portimão e constitui uma iniciativa da Federação Portuguesa de Patinagem, visando divulgar as boas práticas do skateboarding e referenciar as escolas e clubes locais, de forma a impulsionar a formação e o primeiro contato com esta disciplina desportiva.
Durante o périplo pelas escolas visitadas (EB1 Major David Neto, EB 2,3 Professor Joé Buísel, EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco e EB 2,3 Júdice Fialho), a Liga Pro Skate pretende fomentar a iniciação e adaptação aos equipamentos de skateboarding, assim como os elementos de segurança, para além de estimular a respetiva prática.
Nessas visitas, é explicado aos mais novos a origem e a evolução do skateboarding ao longo do tempo, a que se seguem exemplos práticos, nos quais as crianças têm um primeiro contacto com o skate, aprendendo a posicionar-se em segurança e a fazer algumas manobras simples.
Quanto à etapa local da Liga Pro Skate 2022, continuam abertas até 5 de maio as inscrições para a prova, que vai decorrer na zona ribeirinha de Portimão de 6 a 8 de maio e que inclui três competições: 2ª etapa do AM Liga Nacional, circuito por escalões que pontua os campeões nacionais amadores; arranque da LPS Master Series, dirigido a skaters maiores de 30 anos; e LPS Pro Series, circuito internacional na vertente de street.
Podem participar todos os atletas nacionais e estrangeiros, desde que federados, sendo as inscrições obrigatórias e gratuitas através da plataforma online LiveHeats.
Mais informações sobre a prova podem ser consultadas no sítio oficial da Liga Pro Skate aqui.
A LPS 2022 é uma prova organizada pela Federação de Patinagem de Portugal, constituída por sete etapas regionais, que tem como objetivo a continuidade do ciclo de preparação estruturado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.