O Campeonato Nacional de Vela Adaptada, Classe Hansa, começa esta sexta-feira, 1 de Junho, na Marina de Portimão.
Esta será a prova de vela adaptada mais importante, realizada em Portugal no ano de 2018, e contará com a presença de cerca de 25 velejadores e 30 técnicos e voluntários em representação de dez clubes de Portugal Continental, Madeira e Açores.
Associado ao Campeonato haverá um programa social que inclui uma comida marinheira nos dias 1 e 2 de Junho e a entrega de prémios com Showcooking da Docapesca no domingo, 3 de Junho, a partir das 17 horas. Todo o programa social será localizado no espaço exterior da recepção da Marina de Portimão.
A vela solidária nasceu em Março de 2011 para possibilitar às jovens da casa da nossa senhora da Conceição de Portimão, poderem praticar vela durante todo o ano e não apenas durante as férias desportivas promovidas pelo município.
Foram sendo cada vez mais as crianças e, mais tarde as pessoas com deficiência, a beneficiarem desta oportunidade, acabando por se expandir em 2015 para Lisboa e Vila Nova de Gaia. O projecto tem hoje em dia mais de 400 beneficiários directos todos os anos.
Dentro da vela solidária, desenvolve-se uma escola de vela adaptada que pretende proporcionar novas oportunidades e experiências a pessoas com deficiência que tenham alguma autonomia. Neste sentido realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de Junho o campeonato nacional de vela adaptada, que será a prova mais importante realizada em Portugal este ano é que será um teste para o campeonato da Europa que será organizado pela vela solidária, também em Portimão, em Outubro de 2019.
Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Iate Clube da Marina de Portimão e a Teia D’Impulsos através do Projecto ‘Vela Solidária’.