Quase uma centena de pessoas respondeu ao mote de descobrir os recantos do Azinhal, numa caminhada com cerca de sete quilómetros, que irá agora dinamizar os últimos domingos de cada mês naquela aldeia.
“As Caminhadas no Azinhal” nasceram também com o propósito de revitalizar o mercado mensal, que se realiza no mesmo dia, no Largo da Aldeia, e de levar mais pessoas a conhecerem o interior algarvio, nas suas particularidades e contrariedades.
No mercado, num mar de variados produtos, e com animação musical, encontra também a singularidade desta aldeia. Os artesão locais trabalham ao vivo na cestaria, renda de bilros e na empreita, artes e ofícios que representam esta aldeia da serra algarvia e que vão resistindo ao comércio e à industrialização. Os visitantes podem também encontrar à venda os melhores produtos locais, desde o afamado mel, queijos de cabras e até às saudáveis frutas e legumes.
Tratou-se de uma iniciativa organizada pela Câmara de Castro Marim e pela Junta de Freguesia do Azinhal, que contou com os apoios da Casa do Povo e do Rancho Folclórico do Azinhal.