A baixa de Faro tremeu com os golos de Cristiano Ronaldo e Nani e festejou o apuramento da selecção portuguesa de futebol para a final do Euro2016 pela noite dentro, prometendo mais uma jornada de alegria para domingo.
Cerca de cinco mil adeptos encheram, mais uma vez, a fan zone preparada a preceito no jardim Manuel Bívar, apoiando a formação portuguesa do princípio ao fim do jogo.
“Eu já tinha dito que era uma vitória por 2-0 e foi uma aposta ganha. Temos uma grande equipa e, mesmo com o Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo, a nossa principal arma é o coletivo”, disse à agência Lusa Diogo Bárbara, 18 anos, de bandeira às costas e geleira na mão.
“Para a final, não interessa o adversário. Tanto faz, temos de entrar com tudo e ganhar”, salientou, de forma confiante, sobre o jogo de domingo.
Os jovens com máscaras de Cristiano Ronaldo, de megafone, a entoar vários cânticos de apoio, deram o mote numa primeira parte sem grandes momentos de animação, mas os momentos mais esperados só chegaram depois do intervalo, fazendo tremer a baixa farense.
No final, o fogo-de-artifício e os ‘confettis’ invadiram a ‘fan zone’ antes da música prometida pelo dj, que continuou pela noite dentro, enquanto outros adeptos iniciavam uma caravana automóvel pelas principais ruas da cidade.
Pedro Leandro, que assistiu à partida com a mulher e os filhos, todos equipados a rigor, esperava, “naturalmente”, um triunfo de Portugal, que considerou ter efectuado uma “grande” segunda parte.
“A primeira parte foi mal jogada mas depois do intervalo marcámos e gerimos o resultado muito bem. Foi um grande jogo. Agora vamos ter pela frente uma de duas equipas muito fortes mas eu preferia a França”, acrescentou.
Já Filomena Horta, que foi pela primeira vez à fan zone de Faro “para dar sorte”, apesar de não ter dúvidas em relação ao triunfo sobre País de Gales, espera repetir a presença no domingo.
“Terei de sair do trabalho à pressa mas tenho de voltar. Este ambiente é fantástico e a selecção merece, por tudo o que tem feito. A final acho que vai ser contra a Alemanha e 1-0 chega”, declarou.
Pedro Lopes, entre elogios ao comportamento da equipa portuguesa e de vários jogadores, não esqueceu o registo histórico da selecção portuguesa contra a França na hora de escolher o adversário preferido para a final.
“Alemanha ou França? Sinceramente, prefiro a Alemanha porque não quero perder com a França”, referiu.
(Agência Lusa)