O 1.° Campeonato Internacional de Xadrez Chess Fest’22 Tavira realizou-se este sábado, no AP-Maria Nova Lounge Hotel, em Tavira.
A competição contou com a participação de 30 jogadores oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Ucrânia e Bulgária, inscritos na Federação Internacional de Xadrez.
A vencedora do prémio feminino intitulado Maria Raquel Delgado Martins foi a jogadora holandesa Ada Leona van der Giessen. Segundo a organização, um prémio “de valor significativo, de forma a incentivar a presença de jogadoras femininas”.
O grande vencedor deste 1.° Chess Fest’22 Tavira foi o jogador da Associação Académica de Coimbra André Dionísio, que recebeu prémio de 200 euros e um vaucher de duas noites para duas pessoas B&B no AP-Maria Nova Lounge Hotel de Tavira. Foram igualmente premiados os melhores jovens Sub-20 e Sub-14, bem como os melhores veteranos S50 e S60.
“O torneio, muito concorrido e com prémios significativos, foi um sucesso”, destaca a organização.
Os prémios foram entregues pelo vice-presidente da Câmara de Tavira, Eurico Palma, e pelo presidente da União de Freguesias de Tavira, José Mateus.
O Chess Fest’22, de partidas semi-rápidas, teve o patrocínio da Casa das Artes de Tavira, a parceria do AP-Maria Nova Lounge Hotel e organização do Clube Recreativo Fuzetense, contou ainda com o apoio da Câmara de Tavira, da União das Freguesias de Tavira, da Rádio Gilão e da ACXA – Associação de Clubes de Xadrez do Algarve.
A divulgação do evento foi efetuada pelos canais internos da FPX, pelo site da Federação Internacional de Xadrez, pela ACXA e pela Rádio Gilão.
O Chess Fest’22 recebeu de todos os intervenientes “os parabéns pelo seu elevado nível organizativo e pela qualidade de excelência superior oferecidas pelo AP-Maria Nova Lounge Hotel de Tavira”.
A Casa das Artes de Tavira e o AP-Maria Nova Lounge Hotel receberam da autarquia o incentivo, através do seu vice-presidente, para que “o Chess Fest’22 Tavira se tornasse um destino do Xadrez de Competição Nacional”.