Portugal vai estar representado por 10 nadadores no campeonato do Mundo de natação adaptada para atletas com síndrome de Down, esta segunda-feira apresentado e que juntará em Albufeira 160 representantes de 23 países, entre 15 e 23 de outubro.
Na apresentação do evento, que decorrerá nas piscinas municipais de Albufeira, o presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN) afirmou que o país estará representado “por 10 nadadores de referência”, que, considerou, “irão dignificar a participação nacional”.
“A FPN desde o início sempre apoiou a inclusão destes atletas. Foi a primeira federação portuguesa a fazer essa inclusão. Temos defendido a criação de uma categoria especial para a inclusão desta categoria nos Jogos Paralímpicos porque sabemos do valor destes atletas e a sua dedicação dos seus treinadores e clubes”, disse António Silva.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que os atletas “são um exemplo para todos” e garantiu: “Esta organização, de um mundial muito especial, é um orgulho para Albufeira, que reflete a nossa posição de maior importância em relação ao desporto adaptado. Estamos muito empenhados em que esta organização seja um exemplo para o desporto nacional. Por outro lado, este evento é um bom exemplo daquilo que entendemos como turismo desportivo”.
O 10.º campeonato de natação adaptada e natação artística DSISO (Organização Internacional de Natação para Síndrome Down), vai, de acordo com a FPN, juntar cerca de 400 pessoas, entre nadadores e ‘staff’.
O evento, que se realiza de dois em dois anos, e já passou por Albufeira em 2008, é uma organização conjunta da FPN, da autarquia local e da DSISO, com o apoio da Associação Natação do Algarve e da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI).
Portugal estará representado por Diana Torres e Filipa Reis no setor feminino e por André Almeida, Diogo Matos, Diogo Rego, Filipe Santos, Francisco Montes, João Vaz, José Vieira e Vicente Pereira na vertente masculina.