O Enóphilo Wine Fest, que reúne vinicultores de norte a sul de Portugal, vai realizar-se a 2 de março pela primeira vez no Algarve. Tendo em vista o evento, os vinhos algarvios vão aproveitar para reforçar o seu posicionamento e aumentar as vendas no resto do país.
Em declarações ao ECO/Local Online, Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), avança que esse é o próximo grande objetivo, depois de os vinhos algarvios terem já conseguido a internacionalização “sem sair de casa”, através dos turistas que contactam com os vinhos durante a sua estadia na região mais a sul do país.
Uma vez que 70% a 80% dos 1,6 milhões de litros produzidos pelos 50 produtores do Algarve são “escoados na própria região na época alta”, a CVA tem agora em vista voos mais altos, tendo em mira tirar proveito da 21ª edição do Enóphilo Wine Fest para divulgar os seus vinhos e expandir negócio.
“Os nossos produtores têm pequenas produções para dar a conhecer os vinhos a um público geral, mas interessado no produto, que valoriza a qualidade e o contacto de proximidade com o produtor”, acrescenta a presidente da CVA.
Enquanto isso, também o responsável pela organização do evento, Luís Gradíssimo, se refere ao Algarve como uma região com “um potencial tremendo para muitos dos vinhos de nicho portugueses”.
“Pequenas produções de vinhos únicos, com valores acima da média, que se posicionam num mercado que está recetivo a novas experiências e valoriza a qualidade, a novidade e a disrupção que muitos dos nossos produtores têm vindo a apresentar”, indica Luís Gradíssimo, nas declarações ao ECO/Local Online.
Sara Silva revela ainda que tem havido uma forte aposta nas castas Negra Mole, que é exclusiva da região, e na Crato Branco (Síria), de vinhas velhas. Estas apostas estão “em linha com as novas tendências do consumidor que procura algo diferenciador e genuíno”.
A responsável enaltece também a aposta no enoturismo, que diz ser um “canal de vendas para o produtor”, pois metade dos 50 viticultores da região já apostam nesta área, seja com ou sem alojamento, para fazer a divulgação dos seus produtos.
O Algarve é a segunda região vitivinícola do país com menor área de vinha em produção, cerca de 1.427 hectares de vinha, ficando apenas atrás de Carcavelos, e está subdividida em quatro Regiões com Denominação de Origem: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira.
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