O Farol de Vila Real de Santo António completa 100 anos no próximo dia 20 de janeiro e, para assinalar esta data histórica, a Direção Geral da Autoridade Marítima e a Câmara vila-realense vão desenvolver um vasto leque de atividades integradas nas comemorações do Centenário.
O farol de VRSA será naturalmente o centro destas celebrações, com especial destaque para o dia 20 de janeiro, data em que terá lugar a cerimónia protocolar de descerramento da placa alusiva ao Centenário.
De forma a alargar a participação da comunidade nas comemorações, o farol vai estar aberto ao púbico em geral, entre os dias 16 e 19 de janeiro, durante o período da tarde.
As visitas serão divididas por três grupos: 14:00, 15:00 e 16:00 e a inscrição deverá ser feita, de forma presencial, na chegada ao local.
A 19 de janeiro, as memórias do farol serão discutidas numa tertúlia histórica intitulada “Memórias do Farol de VRSA: À conversa com Fernando Pessanha, Neto Gomes e José Cruz”, pelas 18:00, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes.
Já no dia 20, a Associação ¼ Escuro – Associação de Fotógrafos Amadores de VRSA e a Câmara Municipal de VRSA vão lançar à população o desafio fotográfico “100 anos do Farol de VRSA”, com o objetivo de continuar a imortalizar a perspetiva do público sobre o farol.
O desporto está igualmente integrado nestas comemorações através da organização do “Open de Padel Centenário do Farol de VRSA”, no dia 21 de janeiro, às 9:00, no Padel Clube VRSA.
A Associação Naval do Guadiana também participará nas atividades com a organização das “Regatas de Vela Ligeira Centenário do Farol de VRSA”, no dia 28 de janeiro. O evento desportivo, constituído por quatro regatas de vela ligeira, nas classes Optimist e Laser, tem início marcado para as 11:00.
No âmbito das celebrações do Dia da Cidade de VRSA, em maio, será ainda realizada uma exposição cronológica, temporária e evocativa que irá incluir fotografias, vídeos e algumas peças do espólio da Marinha Portuguesa, assim como a emissão de um Postal Inteiro com Carimbo Comemorativo.
As comemorações do Centenário do Farol evidenciam o seu simbolismo através da divulgação da cultura, da profissão de faroleiro e da história dos faróis e salientam a importância desta infraestrutura como equipamento operacional da Direção Geral da Autoridade Marítima.
Sobre o farol de VRSA
O farol de Vila Real de Santo António é hoje um dos mais relevantes monumentos do município e oferece uma vista deslumbrante sobre a serra e sobre o mar, alcançando o Rio Guadiana, a Mata Nacional das Dunas Litorais, a Baía de Monte Gordo e o litoral da Andaluzia.
A estrutura representa um marco na costa leste do Algarve, servindo ainda hoje como um ponto de referência à navegação de embarcações em águas portuguesas e espanholas com a sua torre de 46 metros e um alcance de 48 km.