Teresa Ramos inaugura no sábado, pelas 18:00, uma exposição de cerâmica, no Museu Municipal de Faro, que pode ser apreciada até 28 de janeiro de 2024.
Inicia, assim, “Reset.23/24”, o novo ciclo de exposições de arte contemporânea organizado pela Artadentro em colaboração com o Museu Municipal de Faro, com a inauguração simultânea das exposições: Teresa Ramos – Cerâmica e Colisor, uma exposição do Colectivo Artadentro.
Teresa Ramos (Tavira, 1953), reside em Faro onde tem o seu atelier. Com formação artística no Ar.Co em Lisboa, onde estudou Desenho e concluiu o Curso Avançado de Artes Plásticas, escola onde também realizou o Plano de Estudos Completo em Cerâmica que veio a ser determinante na sua carreira. De facto, é na cerâmica, sobretudo com a utilização de técnicas de porcelana líquida, que Teresa Ramos encontra a sua forma predilecta de expressão.
Nesta mostra no Museu Municipal de Faro, o público terá a oportunidade de apreciar a obra de uma das mais importantes ceramistas contemporâneas portuguesas, com peças realizadas no seu característico estilo orgânico ao longo dos anos, juntamente com a sua produção mais recente, além de peças que deixam antever parte do processo da autora.
“Esta exposição é muito mais que um conjunto de peças de porcelana alinhadas numa vitrine. O que estará ao dispor do público é todo um universo, a um tempo estranho e familiar, a revelar uma abordagem única no contexto artístico nacional e internacional”, salienta a Artadentro em comunicado.
O Museu Municipal de Faro, localizado na Praça Dom Afonso III, está aberto entre terça e sexta-feira, das 10:00 às 17:30; aos sábados e domingos, das 10:30 às 16:30.
A artista viveu em Lisboa, embora nunca tenha deixado de frequentar o Algarve, especialmente Faro onde sempre manteve residência.
Fez formação em Olaria na “Culturona”, Lisboa; Plano de Estudos Completo em Cerâmica; Plano de Estudos Básico de Desenho e Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa. Participou em workshopsde cerâmica e joalharia contemporânea em Portugal, Espanha e Itália. Foi directora do Departamento de Cerâmica do Ar.Co. – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, desde 2001.
A partir de 2006, integra a direcção do Ar.Co. – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa. Foi Bolseira do Montepio Geral em 2001/2002. Desde 1998, expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro e a sua obra integra colecções institucionais e particulares.
Leia também: Artadentro celebra 20 anos com exposição coletiva no Museu Municipal de Faro