A curta-metragem “Luís Dores – A Paixão de um Ciclista (2023)”, realizada por Fernando José Mártires”, e apresentada na Sessão Especial Extra Tavira, da 12.ª edição do Farcume – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro, já está disponível no Youtube
O documentário, inspirado em factos reais com o testemunho de dirigentes, amigos e ex-ciclistas, conta e retrata a história de Luís Dores, um ex-ciclista da freguesia de Marmelete, concelho de Monchique que na sua infância vivia cheio de sonhos e objetivos.
A sua paixão pela bicicleta, força física e enorme vontade de vencer leva-o à conquista de novos horizontes, revelando-se mais tarde sob o olhar e acompanhamento de dirigentes e colegas um potencial e promissor ciclista com um futuro brilhante pela frente.
Um grave acidente travou uma das etapas da sua vida e uma carreira que se traduz na altura, como uma segunda edição do saudoso ciclista Joaquim Agostinho. Hoje, Luis Dores vive em Tavira continua viciado e apaixonado pela modalidade.