Tavira celebrou o Dia de Santiago com um concerto de Rui Vaz na noite desta terça-feira, na Praça da República, no âmbito do AnimarTavira, programa da União de Freguesias de Tavira. Quatro horas antes teve lugar uma eucaristia na Igreja de Santiago.
O recinto encheu-se para ouvir e aplaudir este artista tavirense, entre o muito público destaque para a presença da atriz Carla Andrino, assim como do Executivo Municipal e da Freguesia de Tavira.
Rui Vaz é um jovem cantor e ator tavirense. Natural de Tavira, foi discípulo do padre David Sequeira, que lhe ensinou música mas foi em Lisboa que encontrou o seu lugar, segundo revela o site do artista.
Tem uma discografia de três álbuns a solo, Recorda-te de Mim, Fado em Prelúdio e Rui Vaz Canta Florência (este ultimo produzido por Lino Lobão), tendo o segundo atingido o grau de disco de prata de onde saiu o seu maior sucesso, Viva Lisboa, de Filipe La Féria.
Entre os três álbuns gravou participações com grandes nome da música portuguesa, tais como Wanda Stuart, Maria do Sameiro e própria Florência. Conta também com residência em algumas das maiores casas de fado de Lisboa e do Porto, das quais se destaca o Velho Páteo de Santana.
Além de padre David Sequeira e do professor José Carvalhinho, Rui Vaz destaca o maestro Mário Rui Teixeira como uma das principais personalidades da sua carreira, por ser mentor e companheiro de estrada, tendo produzido um dos seus discos “Fado em Preludio”.
Ao longo dos 12 anos de carreira na música conta com três tournées nacionais onde lotou salas por todo o país. Conta ainda com participações no Festival Caixa Alfama, nos anos 2016 e 2017.
Graças ao grande carinho que tem conquistado no público, nos últimos anos tem assumido o papel de padrinho da Marcha do Castelo, no desfile das Marchas Populares de Lisboa.
É considerado uma das maiores vozes do fado da nova geração, trazendo o fado e a música tradicional portuguesa para uma actualidade, fundindo os conceitos do passado e do presente, o que permite alcançar todas as gerações de público.
Na esfera da representação também tem consolidado uma carreira como ator, assumindo não só papeis de destaque como Timpanas, em Severa – O Musical, de Filipe La Féria, um dos maiores êxitos de bilheteira de sempre em Portugal, bem como a nível de dramaturgia e direcção vocal.