Portimão volta a prestar homenagem à sardinha assada com a 29.ª edição do Festival da Sardinha, que decorre entre 5 e 10 de agosto, na zona ribeirinha da cidade. Organizado pela Câmara Municipal de Portimão, o evento alia tradição, animação, gastronomia e artesanato, promovendo a identidade cultural e dinamizando a economia local.
O acesso é livre e o convite está feito: seis noites de festa onde a típica “sardinha no pão” será a grande protagonista, acompanhada por espetáculos musicais e propostas de artesanato regional.

Na manhã de terça-feira, dia 6 de agosto, pelas 11:00, terá lugar uma recriação histórica no Cais Gil Eanes, evocando a chegada da sardinha da faina e a azáfama da antiga lota. Sete dezenas de figurantes, entre voluntários e elementos de associações locais, trajarão a rigor e utilizarão expressões e objetos da época para reviver os momentos vividos à beira-rio.
Durante esta recriação serão distribuídas 3.000 senhas de degustação gratuita, que darão direito a duas sardinhas no pão e uma bebida, válidas durante o festival num dos cinco espaços de restauração presentes no recinto, dinamizados pelo movimento associativo local.
As sardinhas assadas, quer no pão quer no prato, estarão a cargo das associações Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Clube União Portimonense, GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e Grupo Desportivo e Recreativo Alvorense. Será possível saborear o “Prato Festival”, composto por cinco sardinhas, pão, batata cozida e salada à algarvia, pelo preço fixo de 11 euros (bebida não incluída).

Fora do recinto oficial, os apreciadores poderão também degustar a sardinha assada em seis restaurantes parceiros da zona ribeirinha, onde serão praticados preços definidos por cada estabelecimento. Os espaços aderentes são: Dona Barca, que encerra à terça-feira; Forte e Feio, com reservas disponíveis através dos números 282 413 809 ou 282 418 854; Peixarada; Retiro do Peixe Assado; Ú Venâncio, que encerra ao domingo à tarde e aceita reservas pelo número 282 423 379; e Zizá, encerrado aos domingos.
Com esta iniciativa, o município de Portimão reforça a sua ligação à cultura marítima, celebrando um dos símbolos mais emblemáticos da identidade algarvia: a sardinha.
Programa de abertura:
11:00 – Recriação da Descarga da Sardinha, na zona ribeirinha de Portimão, junto ao Cais Gil Eanes;
12:10 – Alar da Rede com a participação do Grupo Coral Adágio, na zona ribeirinha de Portimão, junto ao Cais Gil Eanes;
18:45 – Receção aos convidados – (Local: Coreto – Zona Ribeirinha de Portimão);
19:00 – Arruada até ao recinto do Festival com atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão; visita ao certame e jantar típico/sardinhada.
Leia também: São todos mandados encostar: veículos com estas letras na matrícula são ‘suspeitos’ em Espanha
















