A são-brasense Maria da Conceição celebra esta quinta-feira, 22 de dezembro, o seu 110.º aniversário, numa festa que terá lugar pelas 16:00 no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.
Atualmente a viver na Estrutura Residencial da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, onde é carinhosamente apelidada de “Rainha”, Maria da Conceição nasceu em 1912, dez anos antes do ano em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, aventura recordada no concelho de São Brás de Alportel com uma réplica do hidroavião Santa Cruz.
Ainda criança, viu nascer o concelho de São Brás de Alportel, viveu o longo período da ditadura e da Guerra Colonial, assistiu ao nascimento da democracia portuguesa com a revolução de 25 de Abril assim como à integração de Portugal na União Europeia, entre muitos outros momentos marcantes da história de Portugal dos últimos 110 anos.
Uma vida preenchida com mais de um século de sabedoria e experiências, com uma história de vida em plena sintonia com as tradições da sua terra, fortalecida pela tolerância, serenidade, amor ao próximo e gosto pelo convívio.
Quando lhe perguntam se gostaria de viver a sua juventude na época atual, responde: “Não, porque antigamente tínhamos tempo para conversar!”.