A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (São Brás de Alportel) convidou João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, para uma conversa sobre o tema: “Escola do Séc. XXI, Comunidade e Competição? – A Visão dos Sindicatos”, esta quinta-feira, pelas 21:30, na plataforma zoom. O evento será moderado por Alberto Santos, membro do CC da Fapemaia e ex-membro do CE da Confap.
Com este ciclo de conversas/webinars, a associação de pais acredita que “a Escola deve ser uma verdadeira comunidade educativa em que todos os intervenientes concorrem para o mesmo objetivo, e não por objetivos individuais, entendemos que seria o momento de podermos conversar com todos os intervenientes do processo educativo e outros parceiros que concorrem para o sucesso desse processo, promovendo o debate de ideias e, acima de tudo, contribuindo, com todos os agentes educativos, para um melhor modelo educativo”.
A comunidade educativa integra, sem prejuízo dos contributos de outras entidades, “os alunos, os pais ou encarregados de educação, os professores, o pessoal não docente das escolas, as autarquias locais e os serviços da administração central e regional com intervenção na aérea da educação, nos termos das respetivas responsabilidades e competências”.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas afirma em comunicado que “quer uma escola que acolhe as suas crianças no respeito pela sua individualidade, que lhes permite sonhar e as incentiva a fazê-lo, que lhes dá o poder de fazer escolhas, de decidir e de empreender para concretizar os seus projetos, tornando-as felizes e competentes. Queremos uma escola que acolhe os pais e a comunidade envolvente de forma transparente, que dá a conhecer o que faz, que incentiva a colaboração ativa dos pais, familiares e membros da comunidade local, estimulando a criação de parcerias com bons resultados, porque torna as suas comunidades educativas mais felizes, tranquilas e confiantes”.
Os pais e encarregados de educação acreditam que “o MAP (Movimento Associativo de Pais) pode ter um papel fundamental nesse processo de construção, não nos podíamos demitir do nosso papel, e depois de conversarmos com professores, diretores, coach, abordando vários aspetos relevantes da construção dessa comunidade, acreditando, que apesar do momento conturbado que a educação vive, todos somos convocados para contribuir para as soluções que necessita, devendo ser um território de partilha e não de competição, entendemos que este seria o momento de falarmos com os sindicatos, parte fundamental, sem duvida, para as respostas que a educação necessita e, em particular a classe docente, particularmente aqueles que exercem sua atividade de forma coerente”.
O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória aqui.