A apresentação de certificado digital de vacinação contra a covid-19 e de testes negativos deixará de ser obrigatória no acesso a concertos e outros espetáculos culturais, mas a utilização de máscara manter-se-á em vigor. Estas medidas foram avançadas esta quinta-feira pela Ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
Vieira da Silva confirmou, também, que terminam os limites de lotação em locais abertos ao público, passando agora à lotação normal. A exigência de apresentação de teste negativo para aceder a bares e discotecas também cai, acontecendo o mesmo com o certificado digital de vacinação, que passa a ser apenas necessário para efeitos de controlo de fronteiras.
Estas decisões inserem-se num conjunto de medidas de alívio das restrições em contexto de pandemia e surgem na sequência da reunião de quarta-feira com especialistas, no Infarmed. Apesar de não precisar datas, a Ministra garantiu que as medidas seguirão hoje para promulgação por parte do Presidente da República e deverão entrar em vigor nos próximos dias.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL