Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura

O quarteirense Dino D’Santiago no Coliseu dos Recreios: uma hora e meia de ritmo, amor e liberdade

O músico nascido em Quarteira apresentou o seu novo “Badiu” perante um Coliseu dos Recreios esgotado, que esteve consigo do primeiro ao último minuto. A liberdade de um é a liberdade de todos.

12:39 3 Abril, 2022 12:39 3 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Badiu”. Palavra que a etimologia diz descender de “vadio”, nome pejorativo outrora dado a escravos africanos que, fugindo aos seus captores, se fixaram no interior da Ilha de Santiago, Cabo Verde. Com o tempo, essa conotação negativa foi-se perdendo, e a palavra passou a ser utilizada como símbolo de resistência e de orgulho. “Badiu”, ou “badio”, já não é o “vadio” da opressão, mas um “membro de um importante segmento da classe dos negros forros que recusavam obediência às instituições, como forma de sublinhar o seu protesto contra a escravatura”, escreve Onésimo Silveira.

Nesta transformação da palavra poderíamos traçar um paralelo com uma outra da língua inglesa, começada por n, e que o hip-hop abreviou transformando-a em sinónimo de amigo ou camarada. Dino D’Santiago, português, filho de cabo-verdianos, arrancou-lhe o racismo e fez dela bandeira, atribuindo-a como título ao seu novo disco. “Badiu” é com ele potência crioula, o sangue que ferve por aquele que os seus outrora derramaram. “Badiu” é o homem que consegue esgotar um Coliseu dos Recreios naquela que foi, até ver, uma das maiores celebrações da música africana feita em Portugal, a apoteose dessa ‘Nova Lisboa’ que ele canta em “Mundu Nôbu”, e que cantou também hoje.

As filas consideráveis que se registaram para entrar no Coliseu, a uma hora do início do concerto, foram disto prova. Esta não foi uma noite como as outras. Foi a grande noite de consagração de um artista que já tanto mostrou e ganhou, e que não está de modo algum pronto para fazer uma pausa no seu percurso. Não enquanto a voz negra continuar a precisar de gritar para se fazer ouvir num país que ainda recusa comentar o seu passado histórico.

Gritos de “Dino!”, uma cantiga prenhe de alma a vir do PA e eis o homem, iluminado por um holofote que pisca ténue. A melodia depressa dá lugar ao ritmo, naturalmente africano, desavergonhadamente moderno, eletrónica dançável de caracterização difícil – afrobeats parece um termo demasiado vago, até porque África é composta por inúmeros beats. Bate com a mão no peito indicando a presença, até saudar as 4 mil pessoas que tinha diante de si: “Boa noite, família”. Sem banda, sem um DJ em palco, apenas ele e a luz e um microfone. Decidiu estar sozinho, revela-nos, para nos contar a sua história olhos nos olhos. E ergue bem alto essa liberdade: a sua presença ali constitui “o sonho mais audaz dos [seus] ancestrais”.

‘Sofia’, canção com sabor a cachupa, permite ao público abanar a sua raba crioula (por nascença ou afinidade) como pode, no meio de uma massa compacta que em momento algum se deixou ficar indiferente. Agitam-se bandeiras de Cabo Verde, levanta-se a voz, o punho direito aponta ao céu, como se a música cabo-verdiana tivesse encontrado o seu Amílcar Cabral. Por entre canções, as vozes da família contam o percurso de vida do rapaz que nasceu Claudino Pereira e se tornou Dino D’Santiago. O homem que pode escolher o seu próprio nome é o mais livre de todos, e este que aqui vemos hoje traz consigo testemunhas. Slow J é a primeira, perante a euforia geral dos presentes e o grito de ‘Esquinas’: “nossos corpos também são pátria!”.

Ao longo de hora e meia de espetáculo, o tradicionalismo vai-se encontrando com a modernidade. A voz sempre em primeiro plano, naturalmente, porque em “Badiu” e em Dino D’Santiago importa muito mais a palavra. Mesmo que a batida, por vezes quase techno, afropresente e não afrofuturista (até porque o techno é música negra, mesmo que nos tendamos a esquecer disso), a queira esconder, sendo que os gestos também falam. ‘Pé Ratxado’ recorda-nos que este é o concerto de apresentação de um álbum novo, ‘Badia’ lembra que há mais lutas além da do homem negro – a da mulher negra, por exemplo. E uma farpa lançada a uma Europa onde a multiculturalidade é por vezes miragem: “mesmo em tempo de guerra, uns são seres humanos, outros são africanos”.

‘Kriolu’ faz explodir o Coliseu, também pela presença de Julinho KSD. Alícia, convidada ‘retirada’ ao público, ganha uma promessa: “No que depender de mim, todos os palcos vão ser teus”. O lembrete de que à mesma hora Maluma ocupava a Altice Arena é de imediato desdenhado: “2 de abril é dia de Dino D’Santiago”. A fechar, já no encore, Branko sobe ao palco – e Dino desce ao público – para mostrar que hoje só poderia dar ‘Tudo Certo’. E sai-se do Coliseu com a sensação de ter testemunhado, como o disse o primeiro, o artista português mais importante da atualidade. Não só português, como cabo-verdiano, africano, ou simplesmente humano. A liberdade de um é a liberdade de todos.

  • Texto: Blitz do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD.
Economia Nacional Política

Hugo Soares reage ao trabalho obrigatório para os beneficiários da Prestação Social Única: “É tão obrigatório como Portugal ganhar à Colômbia”

15:12 25 Junho, 2026 12:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, reafirma que a atividade solidária social na Prestação Social Única é obrigatória

Membro da ASAE.
Nacional

Jovens de 16 anos alvo de processos-crime por falsificarem documentos para comprar bebidas alcoólicas no Rock in Rio Lisboa

12:02 25 Junho, 2026 11:44 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

ASAE instaurou três processos-crime contra menores de 16 anos no Rock in Rio Lisboa 2026 por falsificação de documentos digitais

António, paciente do IPO, na Praia de Carcavelos.
Nacional Saúde

“Saudades de ver o mar”: IPO cumpre desejo de paciente de 66 anos e leva-o à praia num passeio que incluiu toda a família

10:55 25 Junho, 2026 10:55 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

IPO de Lisboa concretizou o desejo de António, um paciente de 66 anos que tinha saudades de voltar à praia

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD.
Economia, Nacional, Política

Hugo Soares reage ao trabalho obrigatório para os beneficiários da Prestação Social Única: “É tão obrigatório como Portugal ganhar à Colômbia”

15:12 25 Junho, 2026 12:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, reafirma que a atividade solidária social na Prestação Social Única é obrigatória

Membro da ASAE.
Nacional

Jovens de 16 anos alvo de processos-crime por falsificarem documentos para comprar bebidas alcoólicas no Rock in Rio Lisboa

12:02 25 Junho, 2026 11:44 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

ASAE instaurou três processos-crime contra menores de 16 anos no Rock in Rio Lisboa 2026 por falsificação de documentos digitais

António, paciente do IPO, na Praia de Carcavelos.
Nacional, Saúde

“Saudades de ver o mar”: IPO cumpre desejo de paciente de 66 anos e leva-o à praia num passeio que incluiu toda a família

10:55 25 Junho, 2026 10:55 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

IPO de Lisboa concretizou o desejo de António, um paciente de 66 anos que tinha saudades de voltar à praia

Últimas Notícias

  • Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores
    Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores
  • Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”
    Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”
  • Visita guiada percorre a evolução urbana e arquitetónica de Cabanas de Tavira
    Visita guiada percorre a evolução urbana e arquitetónica de Cabanas de Tavira
  • “Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira
    “Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira
  • Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?
    Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal