Queres ser bem-sucedido? Então tens de ler mais! Embora não exista uma relação causa-efeito entre a leitura e a profissão de sucesso, a verdade é que não faltam exemplos de personalidades famosas que leem bastante.
Se ainda não consegui chamar a tua atenção, permite-se usar uma citação que costuma ser atribuída a Mark Twain e que diz que “o Homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler”. Claro que não te estou a chamar analfabeto, jovem, nem a desprezar a persecução de estudos, mas de estrelas de cinema a CEOs de grandes empresas tecnológicas, existem muitos casos de pessoas poderosas e bem-sucedidas que nunca frequentaram a universidade. E a explicação é simples! Nenhum projeto de crescimento pessoal ou profissional consegue ser erguido sem pesquisa, estudo e leitura.
É por isso que se diz que os livros são vacinas ou repelentes naturais da ignorância: ajudam-te a crescer social e profissionalmente. Transportam-te para diferentes mundos. Abrem portas a novas perspetivas e facultam conhecimentos, sejam livros académicos, técnicos ou romances, livros de ficção e até artigos de jornais e revistas digitais e impressas. Seja o Diário de Anne Frank, Senhor dos Anéis, Harry Potter ou Conde de Monte Cristo, Guerra e Paz, Cem Anos de Solidão, Orgulho e Preconceito, Ensaio sobre a Cegueira ou Capitães de Areia, entre tantos outros títulos.
Porque é que a leitura é tão importante para o desenvolvimento pessoal e profissional?
Ainda bem que perguntas! Em primeiro lugar, a leitura desperta o teu sentido crítico, abrindo portas a uma análise mais racional e inteligente dos factos e evita que tomes decisões e formes opiniões com base na opinião alheia ou no que dizem os outros.
Em segundo lugar, a leitura expande o teu vocabulário, uma habilidade fundamental na escrita (sem erros ortográficos e gramaticais) e na oratória, pelo menos para ti que pretendes ser corretamente compreendido. Em terceiro lugar – e em consequência disso – a leitura permite maior capacidade de persuasão porque aumenta o repertório léxico e cultural e o conhecimento teórico necessário para convenceres as pessoas a fazerem aquilo que desejas.
Em quarto lugar, ajuda-te a aprender com outras pessoas porque aguça o interesse por diferentes opiniões e estimula o diálogo e a discussão saudável.
Em quinto lugar, melhora a qualidade nas relações interpessoais porque fomenta conversas sobre diversos assuntos e a compreensão de qualquer tema de discussão.
E em sexto e último lugar (e só para referir algumas vantagens da leitura!), fomenta o teu desenvolvimento contínuo. É um processo de aprendizagem constante, desde que consigas arranjar novos livros para ler. E o que não faltam são livros!
Algumas personalidades que não largam os livros
Bill Gates, o “pai” da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, lê um livro por semana. Apesar de recorrer a outras fontes de conhecimento, é com a leitura que consegue perceber melhor o mundo e a forma de pensar e agir das pessoas.
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, lê um livro de 15 em 15 dias e até criou um clube de leitura para discutir o que acaba de ler.
Oprah Winfrey é outra leitora ávida que também mantém um clube de leitura para se aproximar dos seus fãs. Para a apresentadora de televisão mais influente da América, que tenta ler um livro por semana, os livros são um caminho para a liberdade pessoal e espiritual e uma forma concreta de obter conhecimento.
No campo da Sétima Arte, Emma Watson e Reese Whiterspoon também gostam muito de ler, bem como os famosos brasileiros Fernanda Montenegro (atriz) e Jô Soares (humorista), apaixonados por livros desde crianças.
Não me vou alongar com mais exemplos porque sei que ainda não criaste hábitos de leitura e deves estar ansioso por terminar este artigo, mas a conclusão já é óbvia: pessoas bem-sucedidas educam-se a si mesmas através da leitura. Mesmo que não tenham beneficiado de uma educação escolar e académica formal, receberam por parte dos livros, graduações que atestam o seu sucesso e que mostram que a leitura pode ser o primeiro passo a dar para quem se quer destacar nos estudos e na vida profissional. Porém…
Os portugueses leem cada vez menos
Um inquérito do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa revelou que 61% dos portugueses não leu um único livro em papel durante um ano. A conclusão foi retirada de um inquérito às práticas culturais dos portugueses realizado em 2020, que indica também que dos 39% leitores inquiridos, a maioria admitiu que leu pouco, o que corrobora a tendência para a descida nos hábitos de leitura (face a um inquérito realizado em 2007) muito devido à falta de promoção de hábitos de leitura na infância e adolescência, em contexto familiar.
Mas o mais importante para ti, que já tens idade para enveredar pelo melhor caminho sozinho, é que se notou uma relação entre práticas de leitura e grau de ensino, ou seja, quanto maior o nível de escolaridade, mais livros o inquirido lê… e mais possibilidades tem de vir a ser bem-sucedido profissionalmente.
Como podes desenvolver o gosto pela leitura?
Com o hábito. Como é que te habituaste a gostar de salada de alface e tomate? Comendo. Como é que te habituaste a gostar de cerveja? Bebendo. Como é que te habituaste a gostar de cinema? Vendo. Como é que te habituaste a gostar de música? Ouvindo… Portanto, como é que te vais habituar a gostar de livros? Lendo, naturalmente!
Mas como qualquer novo hábito, a leitura requer disciplina e organização, particularmente dentro desse teu quotidiano repleto de atividades. Por isso o meu conselho é simples e fácil de seguir: põe o teu smartphone de lado, escolhe um tema que te agrade e começa com 25 minutos de leitura por dia. Assim consegues ler um livro por mês!
“Os livros são o alimento da juventude”, já dizia o visionário Cícero, um dos mais importantes filósofos da Roma antiga, mostrando que a leitura é – desde os primórdios da alfabetização – a maior fonte de conhecimento. E conhecimento é poder!
* Autor do website institucional www.aejdfaro.pt e responsável pela comunicação externa do Agrupamento;
- 28 anos de experiência como docente no Ensino Secundário
- 5 anos de experiência como docente no Ensino Superior
- Mais de 1000 horas de formação de adultos
- Fundador e gerente da Webfarus Marketing Digital (www.webfarus.com)