No próximo dia 7 de outubro, pelas 21:30, o Teatro das Figuras em Faro é palco da estreia mundial de “Louise Michel”, a nova performance que parte do texto “Deviam ter ficado em casa, seus idiotas”, de Rodrigo García e de “Exit music (for a film)”, tema incluído no álbum OK Computer dos Radiohead.
A subjectividade de Borralho & Galante faz içar a bandeira negra da anarquia na figura de Louise Michel, um dos nomes mais relevantes da Comuna de Paris, para olhar de frente os temas da opressão, resistência e liberdade.
Em palco, dez mulheres (Ana Catarina Santos, Ana Freitas, Ana Inês Azevedo, Ana Vaz, Beatriz Costa, Daniela Santos, Elizabete Francisca, Inês Marques, Maria Roque, Rafaela de Lima) realçam o papel feminino na formação de movimentos políticos e sociais, desafiando a sua representação tradicional na esfera pública.
Quem assiste é também chamado e encorajado a questionar as estruturas e sistemas que moldam a nossa sociedade, e a considerar o potencial do seu pensamento crítico como motor de mudança e resistência.
“Louise Michel”, para maiores de 16 anos, teve início em 2021 num trabalho de Ana Borralho & João Galante desenvolvido com os alunos finalistas de Licenciatura de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema.
A apresentação desta nova performance m Lisboa será na Culturgest, em Fevereiro de 2024.
Os bilhetes custam 10€ (com descontos disponíveis) e podem ser adquiridos presencialmente ou através do site do Teatro das Figuras.
Trata-se de uma produção casaBranca, com co-produção Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, e Teatro das Figuras. Conta com os apoios do Teatro Experimental de Lagos, Mãozorra Teatro de Marionetas, Companhia Olga Roriz, Casa-Atelier Vieira da Silva, Teatro da Voz – Real Pelágio, Mão SiMão, Well’Come! Hostels & Guesthouses e Quinta das Aves.
Leia também: Algarvia Ana Borralho e João Galante estreiam sala onde imagens e sons substituem palavras