A criação do concelho de Monchique foi formalizada por Carta Régia de D. José, de 16 de janeiro de 1773. De forma a homenagear a história e assinalar esta data, o município de Monchique vai comemorar os 250 anos da elevação de Monchique a concelho.
Assim, no próximo dia 15 de janeiro, pelas 18:00, a Igreja Matriz de Monchique recebe o Concerto “As Quatro Estações”, de Vivaldi, pela Orquestra Sinfónica do Algarve – Algarve Camerata.
Às 19:15 acontecerá um espetáculo de vídeo mapping na parede exterior da igreja com projeção de imagens de Monchique, numa homenagem ao passado e ao presente.
No dia 16 de janeiro, terá lugar, no auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento a Conferência “A elevação de Monchique a concelho” com apresentação do livro “Elevação de Monchique a Vila”, de Ana Rita Mateus.
Neste dia será realizada, igualmente, a apresentação do Alvará Régio, nos Paços do Concelho e a sessão solene, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Alves.
O município pretende “valorizar o território, assinalar a sua história e esta efeméride, importante na história do concelho” e convida, desta forma, “a comunidade e visitantes a acompanharem estas comemorações, volvidos os 250 anos de elevação de Monchique a concelho”.
Durante o século XVI Monchique tornou-se uma povoação suficientemente importante para merecer a visita do rei D. Sebastião I (1557-1578).
Atividades como a tecelagem (de lã e de linho), a cestaria e outras relacionadas com a exploração de recursos naturais como a madeira de castanheiro, terão contribuído para o desenvolvimento e prosperidade desta região, especialmente da povoação de Monchique, de tal modo que em 1773, no reinado de D. José I (1750-1777), foi elevada a vila – desagregando-se do concelho de Silves.