A comunidade LIXARTE lança esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas a II edição do concurso de fotografia, com o patrocínio da ETIC Algarve, FNAC e Sciaena.
Cada concorrente poderá apresentar até 10 fotografias a preto e branco ou cores, representando a Praia Suja e a Praia Limpa. Todas as informações necessárias constam do Regulamento . Mais informações poderão solicitar-se pelo e-mail [email protected].
O LIXARTE-Rotundas corresponde ao terceiro ano de implementação do projeto. Estão envolvidas 17 escolas e 15 parceiros diversos, que trabalham para reproduzir elementos das pradarias marinhas da Ria Formosa (a partir de lixo marinho).
A coordenação artística é da artista olhanense Joana Bandeira Rocha. Em junho de 2024 serão inauguradas as instalações artísticas nos oito concelhos envolvidos: Albufeira , Faro, Lagoa, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Vila real de Santo António.
(20+) comunidade LIXARTE Algarve | Facebook
LIXARTE – uma onda gigante para salvar os Oceanos!
O LIXARTE – transformar lixo marinho em arte – assume-se hoje como um projeto de ARTivismo pelo clima e pelos oceanos. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência de proteger os Oceanos, cumprindo as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU. O projeto teve início em 2021 com a mentoria da professora de Belas Artes Ana Sousa, e a coordenação do Europe Direct Algarve.
Na 1º edição 21-22 participaram alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão. Foram criadas 6 tapeçarias, a partir de lixo recolhido na costa algarvia, inspiradas na obra do artista africano El Anatsui. As peças foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no dia 08 de junho de 2022, Dia Mundial dos Oceanos na ARCMúsicos em Faro, no Festival al-bauhaus e estão em itinerância pela região desde então.
A edição de 22-23 congregou 23 parceiros, em 7 concelhos: 10 escolas, 2 universidades, 4 ONG, 2 ONGA, 5 entidades públicas, fotógrafos, biólogos, comunicadores, ativistas climáticos de todas as idades. Foram construídas 13 esculturas/instalações para espaços públicos . Em Faro por exemplo podem encontrar-se no CCVAlg, no Jardim da Alameda ou na entrada da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Na edição de 2023-24 o LIXARTE propõe um trabalho ainda + colaborativo – instalações em rotundas, uma por concelho. As pradarias marinhas são o tema base. Cada escola vai trabalhar o lixo recolhido nas limpezas de praias e ribeiras para recriar uma ou mais espécies deste ambiente .Todas as escolas e parceiros do mesmo concelho colaboram para a mesma instalação. Joana Rocha , jovem artista plástica de olhão é a coordenadora artística do projeto . Colaboram 16 escolas e 14 parceiros diversos, num total de 30 parceiros. As instalações serão inauguradas a 8 de junho de 2024 em 8 concelhos.
#LixArte #lixo #arte #oceanos #sustentabilidade #EUGreenDeal #EMD #DiadosOceanos #WorldOceanDay #belo #sustentavel #acessivel #OfuturoeTeu #NewEuropeanBauhaus #albauhaus #plasticfreeoceans #ods6 #ods14 #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES #conservação #sensibilização
Apanhe esta onda e participe como voluntário ou parceiro ✍️ [email protected]
Siga no FACEBOOK – Comunidade LIXARTE e LIXARTE 🇵🇹🌊🚯♻️🇪🇺 (@lixarte_alg) • fotos e vídeos do Instagram
Leia também:
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram