Os empresários e investigadores Ricardo Coelho, Mauro Hilário e Hugo Mariano juntaram-se para a elaboração do primeiro livro dedicado à produção halófita no Algarve.
“Halo Farms – Agricultura Halófita” é uma edição bilingue em português/inglês que pretende alertar para as alterações na qualidade do solo provocadas pelo aumento da salinidade e erosão, bem como para a escassez de água doce, que diminuem parcialmente ou limitam totalmente as produções agrícolas convencionais.
A solução apresentada passa pela produção de vegetação autóctone que tolera ou exige a presença de sal para o seu desenvolvimento. Tentando desta maneira atingir um desenvolvimento financeiro, social e ambiental em zonas não produtivas.
Esta obra, prefaciada pelo jornalista Tony Melo e publicada pela Arandis Editora, contará com três apresentações neste fim-de-semana, que, mais do que meras apresentações de um livro, pretendem constituir momentos de debate e de troca de ideias e um alerta para que as entidades competentes comecem desde já a preparar o futuro, sem dramatismos, mas com conhecimentos técnicos e científicos que alicercem as suas decisões.
As três apresentações encontram-se agendadas para Lagos, Portimão e Faro:
Dia 16 de setembro, pelas 21 horas, em Lagos, no Auditório Paços do Concelho Séc. XX, Câmara Municipal de Lagos
Dia 17 de setembro, pelas 17:00 horas, em Portimão, Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes
Dia 18 de setembro, pelas 17:00 horas, em Faro, na Travessa de Portugal, n.º 11 r/c.