A aldeia da Cortelha, no coração da Serra do Caldeirão, recebe no próximo dia 2 de agosto mais uma edição dos Manjares Serranos, evento dedicado à promoção da gastronomia tradicional do interior do concelho de Loulé. A iniciativa decorre no pavilhão da localidade e oferece entrada gratuita.
Organizado pela Associação dos Amigos da Cortelha, o certame reúne alguns dos pratos mais emblemáticos da região, entre os quais se destacam o jantarinho de grão, o galo guisado com batatas, o javali no forno, o ensopado de borrego e as conhecidas papas de milho.

Para os que preferirem uma degustação mais ligeira, haverá também tapas como queijo fresco, orelha, chouriço de porco preto da Serra do Caldeirão, filhós serranas e, para acompanhar, um tradicional “calço” de aguardente de medronho.
Filipe Jesus, presidente da Associação dos Amigos da Cortelha e responsável por uma vasta equipa de voluntários, sublinha que o evento “é um verdadeiro motivo de orgulho para a comunidade local”.

“Mais um ano e mais uma edição dos Manjares Serranos da Cortelha que muito nos orgulha proporcionar a todos os que nos visitam. É uma oportunidade para saborear a melhor gastronomia do Algarve e trazer até ao interior do concelho muitos forasteiros e visitantes”, afirma o dirigente.
“É por isso que gostava de voltar a ver casa cheia no dia 2 de agosto – e não se esqueçam: com entrada livre”, acrescenta Filipe Jesus.
Música tradicional e festival de folclore animam o certame
A Taberna dos Manjares Serranos abre portas às 18:00, e a partir das 19:30 a música começa a soar com a atuação do grupo Brasa Doirada. Às 20:30 sobe ao palco o duo Telma Santos e Nelson Duarte, num animado Baile Serrano.
A noite contará ainda com o tradicional Festival de Folclore do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, que arranca às 21:00, e que contará com a presença do Rancho Folclórico de Gáfete (Crato) e do Rancho Folclórico de Alcanhões (Santarém), representando as tradições do Alto Alentejo e do Ribatejo.

Considerados a mostra mais genuína dos sabores e saberes do interior louletano, os Manjares Serranos assumem-se como ponto de encontro entre tradição e identidade cultural, reunindo gastronomia, música, folclore e artesanato num ambiente festivo e familiar.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.
Leia também: Adeus Rússia: país da UE descobre uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa



















