O grupo de História apresenta, desde esta segunda-feira, a exposição intitulada “Objetos com História ou as ‘Estórias’ nos Objetos”, na Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Esta iniciativa é a mais recente de um conjunto de atividades que têm sido dinamizadas, integradas no projeto “Abrimos estradas de liberdade, em 50 anos”.
Este é um projeto plurianual do Grupo Disciplinar de História, que pretende envolver a comunidade, criando “pontes” com a escola, estabelecendo parcerias e convidando elementos externos para o debate de ideias e a realização de ações concretas.
Este evento em particular celebra não só a História, mas também os valores de liberdade e cidadania que tão profundamente marcaram o nosso país.
“Acreditamos que esta exposição oferece uma oportunidade singular de explorar as narrativas por trás de objetos com significado histórico e sentimental, destacando a importância do conhecimento do passado para o presente e para o futuro”, afirma Zita Miguel, professora de História no Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente.
O Grupo de História contou com a generosa participação e contribuição de alunos, assistentes operacionais e professores, para a concretização desta exposição, cuja sessão de inauguração oficial será dia 24 de abril, às 12:00.
“Comemorar o cinquentenário do 25 de Abril é um desafio, numa altura em que a maioria da população portuguesa já nasceu depois da Revolução”, diz Zita Miguel, acrescentando que “para os professores de História tem sido, ao longo destes últimos meses, uma forma de viver a Democracia, percebendo a forma como se instalou e como se consolidou, celebrando aquele que é o acontecimento que a tornou possível”.
O Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente tem procurado revisitar o processo de construção e de afirmação democrática, aqueles que tiveram um papel mais ativo, assim como os que de forma menos mediática marcaram acontecimentos vividos.
Num contexto nacional e internacional tem sido também um revisitar do papel que Portugal ocupou no mundo, pois além das liberdades, do pluralismo, do progresso cultural, social e económico, os acontecimentos de 1974-76 estão associados à descolonização e à afirmação de um sentimento de pertença europeia.
Numa altura em que a Democracia e as liberdades individuais são vividas como uma realidade adquirida e em que se assiste a um certo afastamento da juventude da realidade política, o projeto “Abrimos estradas de liberdade, em 50 anos”, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, tem sido uma oportunidade de reflexão sobre a sociedade que temos e a que queremos construir.
A Exposição “Objetos com História ou as ‘Estórias’ nos Objetos”, estará patente na Biblioteca da Escola Secundária, do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, até ao próximo dia 3 de maio.
Leia também: ‘Vamos Limpar Terra e Mar’ envolveu 110 pessoas na recolha de 360 kg de resíduos em Albufeira