O espólio do espaço temático designado por Museu de Cera dos Descobrimentos, em Lagos, encerrado há três anos, continua armazenado a aguardar por um novo espaço para ser exposto, disse à Lusa o mentor do projeto.
Apresentado como um museu, o espaço, fruto de uma iniciativa privada, abriu portas em 2014 e retratava em 16 cenários compostos por 22 figuras de cera a viagem dos navegadores portugueses pela epopeia dos Descobrimentos, tendo encerrado em dezembro de 2020.
O fecho deveu-se à “incapacidade financeira” do mentor da iniciativa, Nestor Guerreiro, em adquirir o imóvel onde funcionava, em instalações cedidas gratuitamente na Marina de Lagos.
O espaço, com cerca de 100 metros quadrados, tinha sido cedido pela empresa proprietária do imóvel que, entretanto, entrou em processo de insolvência.
“Como não tive capacidade financeira para adquirir o imóvel em hasta pública, fui obrigado a fechar o espaço/loja”, explicou à Lusa Nestor Guerreiro.
O espólio do projeto cultural “composto por cerca de 22 figuras de cera está agora acomodado num armazém emprestado, à espera que seja encontrado um outro local para ser exposto”, referiu.
“Face à dificuldade financeira em suportar o arrendamento de um espaço e em encontrar parceiros que financiem o projeto, decidi suspender o mesmo até que consiga encontrar um local acessível”, acrescentou.
Projeto foi apresentado a autarquias e outras entidades
Segundo Nestor Guerreiro, o projeto foi apresentado a autarquias e outras entidades que, apesar de reconhecerem a sua importância, “nunca mostraram abertura para disponibilizarem um espaço” para a sua instalação.
“Ainda não desisti deste projeto pessoal e tenho desenvolvido contactos para voltar a reabrir as portas, seja em Lagos ou noutro concelho”, referiu.
O responsável adiantou que o projeto cultural privado “não estava classificado como museu”, tendo nascido da necessidade de criar um espaço temático no Algarve que contasse a epopeia dos Descobrimentos.
As figuras de cera que compõem o espólio e que contam a viagem histórica pela epopeia dos Descobrimentos foram adquiridas em Inglaterra e adaptadas para retratarem alguns dos personagens ligados aos Descobrimentos portugueses.
Leia também: GNR detém em flagrante delito dois suspeitos de tráfico de droga no Algarve